Como montar um gráfico de uma função exponencial?
Índice
- Como montar um gráfico de uma função exponencial?
- Como se aplica à função exponencial?
- Quando é uma função exponencial?
- Qual a característica principal de um gráfico exponencial?
- Qual a base de uma função exponencial?
- Qual a incógnita da função exponencial?
- Quando a função exponencial é decrescente?
Como montar um gráfico de uma função exponencial?
O gráfico da função exponencial é representado por uma curva, obtida por meio dos pares ordenados que relacionam os valores de x a de y = f(x). A função exponencial é aquela em que a variável é um expoente. Matematicamente, ela é definida como f de R em R, tal que f(x) = ax, em que a ϵ R, a > 0 e a ≠ 1.
Como se aplica à função exponencial?
Função exponencial - Aplicações em biologia, química e matemática financeira. A função exponencial expressa um crescimento ou um decrescimento característico de alguns fenômenos da natureza, bem como o funcionamento dos juros compostos, importantes na matemática financeira.
Quando é uma função exponencial?
A função exponencial ocorre quando, em sua lei de formação, a variável está no expoente, com domínio e contradomínio nos números reais. O domínio da função exponencial são os números reais, e o contradomínio são os números reais positivos diferentes de zero.
Qual a característica principal de um gráfico exponencial?
A característica principal de um gráfico de função exponencial é possuir um comportamento que demonstra que um determinado número de dados vinha com um crescimento praticamente contínuo e, de repente, transformou-se em um crescimento exponencial. É disso que você precisa lembrar na hora de estudar o gráfico da função exponencial!
Qual a base de uma função exponencial?
Notem que a base a de uma função exponencial jamais pode ser um valor negativo, ou mesmo 0 e 1, porque temos duas bolinhas abertas para esses valores. Isso nos permite concluir que os valores possíveis de a são aqueles que se encontram entre zero e um (0 < a < 1), e também aqueles que são maiores que um, e vão em direção ao mais infinito (a > 1).
Qual a incógnita da função exponencial?
Pois bem, como foi dito logo acima, a incógnita da função exponencial deve se localizar no seu expoente, ou uma função como essa jamais poderia existir. Acontece que essa não é a única condição de existência dessa função. Ajustem agora seus holofotes para a base a da função exponencial.
Quando a função exponencial é decrescente?
A função exponencial é decrescente quando a base é um número maior que 0 e menor que 1, ou seja, quando 0<1. Caso ela seja decrescente, quanto maior o valor de x menor será o valor de y. Veja também: Tipos de gráficos – quando usar cada um?