Como ocorre a regência verbal?
Índice
- Como ocorre a regência verbal?
- Como identificar uma regência verbal?
- Quais são os tipos de regência?
- O que é regência nominal explique e cite exemplo?
- Quais verbos pedem crase?
- O que é regência de um verbo?
- Quais são os tópicos da regência verbal?
- Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
- Qual é o segundo tipo de regência?
- Qual o significado da palavra regência?
Como ocorre a regência verbal?
Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.
Como identificar uma regência verbal?
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
Quais são os tipos de regência?
IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.
O que é regência nominal explique e cite exemplo?
Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Portanto, é justamente o conhecimento da preposição o que há de mais importante na regência nominal.
Quais verbos pedem crase?
Logo, não cabe o uso de crase diante de nomes masculinos, nem de verbos, por exemplo....Crase.
Vim da Bahia. | Uso de artigo feminino | Vou À Bahia. |
---|---|---|
Vim de Belo Horizonte. | Ausência de artigo | Vou a Belo Horizonte. |
Vim do Rio de Janeiro. | Uso de artigo masculino | Vou ao Rio de Janeiro. |
O que é regência de um verbo?
Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. ... Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).
Quais são os tópicos da regência verbal?
Aqui, vocês encontrarão alguns tópicos importantes sobre regência verbal. A regência é o estudo que envolve uma relação de dependência entre uma palavra ( verbo ou nome) e seus complementos. Essa relação pode ser expressa diretamente ( sem preposição) ou indiretamente ( com preposição).
Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.
Qual é o segundo tipo de regência?
Agora, falaremos sobre o segundo tipo de regência: a regência nominal. Esse assunto cai um pouco menos nas provas, mas, quando dá as caras, costuma “dar uma rasteira” nos candidatos. Esse, é claro, não será o seu problema, pois você estará bem preparado com os conceitos que verá a seguir!
Qual o significado da palavra regência?
“Reger” significa, de modo simplificado, “comandar algo”. Sendo assim, a regência diz respeito a uma certa “hierarquia” entre os termos de uma oração. Para explicar ainda melhor, quando falamos sobre regência, falamos sobre como os verbos — ou os nomes, no caso do tipo nominal — comandam as frases.