Como consultar CTC?
Como consultar CTC?
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Como imprimir a CTC?
Passo a passo para você emitir a CTC no Meu INSS:
- Acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS (Google Play ou App Store);
- Clique em Entrar, digite seu CPF e, depois, sua senha; se você ainda não tiver senha, clique aqui e saiba como se cadastrar;
Como pedir revisão da CTC?
Etapas para realização desse serviço
- Acesse o portal do Meu INSS.
- Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos.
- Clique em “novo requerimento”, “atualizar”, atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”.
Quanto tempo demora uma certidão expedida?
Qual é esse prazo? A Lei 9.501, de 1995, trata do prazo para expedição de certidões para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações. E está escrito, no art. 1º, da 9.501, que essas certidões devem ser expedidas no prazo improrrogável de QUINZE DIAS, contado do registro do pedido no órgão expedidor.
Como fazer a emissão do CTC?
Após dar entrada no seu pedido de CTC, o INSS vai lhe fornecer um número de Protocolo para que passa ser feito o acompanhamento da emissão do documento pela internet. Assim, você poderá ser informado se a sua Certidão já está pronta ou ainda está sendo analisada pelo órgão previdenciário.
Qual é a necessidade de uma CTC?
Aí é que entra a Certidão de Tempo de Contribuição, documento conhecido também como CTC, que tem a função de atestar o seu tempo de serviço em outro regime. A ocorrência mais comum da necessidade de uma CTC é quando o tempo a ser averbado é do INSS para algum outro regime de previdência.
Como fazer a consulta da CTC pelo INSS?
Consultar Certidão de Tempo de Contribuição INSS Fazer a consulta da CTC pelo site do INSS Após dar entrada no seu pedido de CTC, o INSS vai lhe fornecer um número de Protocolo para que passa ser feito o acompanhamento da emissão do documento pela internet.
Qual a ocorrência mais comum de uma CTC?
A ocorrência mais comum da necessidade de uma CTC é quando o tempo a ser averbado é do INSS para algum outro regime de previdência. Mas como foi anteriormente dito, pode acontecer também de se levar um período trabalhado no regime próprio para o Regime Geral de Previdência Social, administrado pelo INSS.