Qual a relação entre a máquina e a mais valia?
Qual a relação entre a máquina e a mais valia?
Quanto mais a máquina substitui o ser humano, mais se estagna o salário. Dessa maneira, tal conceito explicitaria que o número de trabalhadores diminuiria, o número de máquinas aumentaria e o salário permaneceria igual.
O que é a Mais-valia absoluta e a Mais-valia relativa?
“A produção de mais valia absoluta gira exclusivamente em torno da duração da jornada de trabalho; a produção da mais valia relativa revoluciona totalmente os processos técnicos de trabalho e as combinações sociais.'' (MARX, O Capital, Livro 1, Vol.
O que o Estado e para Marx?
O estado capitalista é o estado, suas funções e a forma de organização que assume nos sistemas socioeconômicos capitalistas. ... Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista.
Quais são os conceitos da mais valia?
Assim, a produção e o lucro aumentam ao mesmo tempo que os números de trabalhadores e o salário permanecem igual. No contexto da mais valia, um dos conceitos aprofundados por Marx foi o de alienação, uma condição do trabalhador que realiza seu trabalho alienadamente, ou seja, como um instrumento de escravização.
Como é aplicada a mais valia?
Mais-Valia Relativa: nesse caso, a mais valia é aplicada através do uso da tecnologia, por exemplo, aumentar o número de máquinas numa fábrica, no entanto, sem aumentar o salário dos trabalhadores. Assim, a produção e o lucro aumentam ao mesmo tempo que os números de trabalhadores e o salário permanecem igual.
Qual a mais-valia absoluta?
A mais-valia absoluta ocorreria em função do aumento do ritmo de trabalho, da vigilância sobre o processo de produção ou mesmo da ameaça da perda do trabalho caso determinada meta não fosse alcançada, ainda que em detrimento da saúde e do bem-estar do trabalhador.
Qual é a mais-valia do comunismo?
Mas tem o outro lado. A mais-valia também descreve a exploração dos trabalhadores – que ganham o mínimo possível, e muitas vezes nem podem comprar o que produzem, enquanto os patrões ficam inimaginavelmente ricos. Marx achava que isso era insustentável, e o sistema capitalista acabaria se autodestruindo para dar lugar ao comunismo.