Como contabilizar o CPC 47?
Índice
- Como contabilizar o CPC 47?
- O que é CPC 47?
- O que é um contrato para fins de aplicação do CPC 47?
- Quais as etapas do reconhecimento da receita de contrato segundo CPC 47?
- O que mudou com o CPC 47?
- Quando a entidade deve reconhecer a receita?
- O que é Obrigações de desempenho segundo CPC 47?
- Quando a receita deve ser reconhecida?
- Quais são os 5 passos para reconhecimento da receita CPC 47?
- Qual o impacto das IFRS nas apurações de impostos Cite alguns exemplos?

Como contabilizar o CPC 47?
O valor do passivo a ser contabilizado deve seguir os valores do contrato com o cliente, sejam eles valores fixos, variáveis ou ambos, enquanto o valor do ativo deve ser reconhecido pelo valor da transação menos os custos a serem incorridos para recuperar o produto a ser devolvido.
O que é CPC 47?
Segundo o CPC 47, a transferência do controle a um cliente representa a transferência dos direitos relativos ao bem ou serviço. ... A norma indica que uma entidade deve determinar, na data da assinatura do contrato, se transferirá o controle de um bem ou serviço prometido ao longo do tempo ou em um determinado momento.
O que é um contrato para fins de aplicação do CPC 47?
O que é um contrato? Para o CPC 47, item 10, contrato é um acordo entre duas ou mais partes que cria direitos e obrigações exigíveis. A exigibilidade dos direitos e obrigações em contrato é matéria legal.
Quais as etapas do reconhecimento da receita de contrato segundo CPC 47?
Para tanto, o CPC 47 define cinco etapas para o reconhecimento e a mensuração de receita em contratos com clientes, que assim poderiam ser sumarizadas: (i) identificar o contrato com cliente; (ii) identificar as obrigações de desempenho separáveis previstas no contrato; (iii) determinar o preço da transação; (iv) ...
O que mudou com o CPC 47?
As principais mudanças que o CPC 47 trazem estão relacionadas à escrituração contábil. A apuração de impostos, por outro lado, será mantida por meio das notas fiscais. Todo mês, a empresa deverá registrar os serviços que foram realizados a cada um de seus clientes com separações por contrato.
Quando a entidade deve reconhecer a receita?
31. A entidade deve reconhecer receitas quando (ou à medida que) a entidade satisfizer à obrigação de performance ao transferir o bem ou o serviço (ou seja, um ativo) prometido ao cliente. O ativo é considerado transferido quando (ou à medida que) o cliente obtiver o controle desse ativo.
O que é Obrigações de desempenho segundo CPC 47?
Uma obrigação desempenho é uma promessa executória em um contrato com um cliente para transferência de um bem ou serviço. 2) série de bens ou serviços distintos que sejam substancialmente os mesmos e que tenham o mesmo padrão de transferência para o cliente.
Quando a receita deve ser reconhecida?
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber. 2.
Quais são os 5 passos para reconhecimento da receita CPC 47?
CPC 47 completa 1 ano de vigência
- Etapa 1 – Identificar o(s) contrato(s) com um cliente.
- Etapa 2 – Identificar as obrigações de desempenho.
- Etapa 3 – Determinar o preço da transação, por obrigação de desempenho.
- Etapa 4 – Alocar o preço de transação às obrigações de desempenho no contrato.
Qual o impacto das IFRS nas apurações de impostos Cite alguns exemplos?
Como apresentado anteriormente, a adoção do IFRS 16 não tem impacto na apuração dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) e sobre a receita (PIS/Cofins). Acontece que os ajustes mencionados requerem especial atenção com respeito aos controles fiscais.