Como contabilizar o adiantamento do 13o salário?

Índice

Como contabilizar o adiantamento do 13o salário?

Como contabilizar o adiantamento do 13o salário?

Contabilização da 1ª parcela O pagamento da primeira metade do 13º salário caracteriza-se como adiantamento da gratificação. O valor pago será registrado a débito de conta transitória do Ativo Circulante, normalmente denominada “Adiantamento de 13º Salário”, ou baixado diretamente à conta de provisão.

Como contabilizar provisão de 13º?

A provisão para o pagamento do 13º salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.

Como contabilizar 2 parcela 13o salário?

2) Resposta: a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 (vinte) de dezembro de cada ano, e corresponderá ao salário devido nesse mês, descontado a importância que o empregado houver recebido a título de adiantamento.

Como contabilizar recibo de férias?

A forma mais simples de se fazer a contabilização do recibo de férias consiste em considerar o valor pago a esse título como adiantamento. A apropriação do valor das férias nas respectiva conta de custo ou de despesas operacionais é feita com base na folha de pagamento.

Como fazer provisão na contabilidade?

Como e quando fazer provisões contábeis?

  1. precisa ser uma obrigação como resultado de um evento passado;
  2. deve existir uma saída de recursos para que a provisão seja liquidada;
  3. a estimativa do valor deve ser feita com confiabilidade.

Qual a contribuição ao FGTS sobre os salários?

A contribuição ao FGTS sobre os salários e sobre os valores devidos na rescisão foi depositada nas respectivas contas vinculadas. Foi pago o adiantamento de salário (adiantamento quinzenal), e sobre esse valor foi retido o IRRF no valor de R$ 150,00.

Quanto Custa o FGTS?

O FGTS que deve ser pago pela empresa é de R$ 1.510,00, calculado sobre as verbas rescisórias e acrescido de 40% de multa. Dentro deste exemplo, vamos levar em consideração que a empresa não faz o provisionamento mensal das férias, 13º salário e encargos sociais, apenas para facilitar o entendimento de como esses lançamentos são feitos.

Qual a incidência do FGTS na primeira parcela do salário?

INSS . Na primeira parcela do 13º salário, não há incidência do INSS. FGTS . O FGTS incidirá sobre o valor pago, efetivamente, pelo regime de competência, ou seja, se o pagamento da primeira parcela ocorrer em novembro, o FGTS deverá ser recolhido até o dia 07 de dezembro, junto com a folha de pagamento.

Como a contabilização do 13o salário fica correta?

De forma que a provisão do 13º Salário somente é baixada na apropriação da complementação do 13º em Dezembro, pois em Novembro é somente um Adiantamento de 13º. Observe que esta forma de contabilização fica correta e as baixas das contas e o valor a ser pago pela empresa na conta de salário a pagar também fica correta.

Postagens relacionadas: