Como contabilizar INSS sobre rescisão?

Índice

Como contabilizar INSS sobre rescisão?

Como contabilizar INSS sobre rescisão?

Passo a passo para contabilizar a rescisão de contrato

  1. Identifique o tipo de rescisão e o valor do último salário.
  2. Calcule o saldo de salário.
  3. Calcule o aviso prévio.
  4. Calcule o 13º salário proporcional + ⅓
  5. Calcule as férias proporcionais + ⅓
  6. Faça a dedução do valor de INSS sobre o salário.

Como contabilizar INSS folha de pagamento?

A base de descontos na folha de pagamento se refere a atrasos, faltas, INSS e IRRF. E para ter o resultado de como contabilizar folha de pagamento é preciso fazer um cálculo do valor de proventos menos o valor de descontos. Com isso, é possível ter o valor final do pagamento ao colaborador.

Como lançar pagamento de rescisão?

A rescisão de contrato de trabalho é por dispensa sem justa causa, ocorrida no último dia do mês, e o pagamento será feito até o 2º dia útil subseqüente. A contribuição ao FGTS sobre os salários e sobre os valores devidos na rescisão foi depositada nas respectivas contas vinculadas.

Pode ser descontado IRRF adiantamento salarial?

O adiantamento de rendimentos correspondentes a determinado mês não está sujeito à retenção do Imposto sobre a Renda na fonte, desde que os rendimentos sejam integralmente pagos dentro do próprio mês a que se referir, momento em que serão efetuados o cálculo e a retenção do imposto sobre o total dos rendimentos pagos ...

Quando é feito o recolhimento do INSS?

O recolhimento do INSS é feito no mês de referência e o repasse da empresa acontece até o dia 15 do mês subsequente ao recolhimento. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não é descontado do trabalhador, pois se trata de uma obrigação da empresa.

Como fazer o cálculo do INSS?

Quando ele se aposentar ou precisar ser afastado por alguma doença, receberá de volta o montante recolhido. Você não precisa saber de cabeça como fazer o cálculo do INSS na folha de pagamento, basta parametrizar o sistema, atualizando-o anualmente com os valores informados pelo Instituto Nacional da Previdência Social (INSS).

Qual o valor limite do trabalhador para o INSS?

Quanto ao percentual, esse vai de acordo com os ganhos do funcionário, horas extras efetuadas, 13º salário e adicionais. Quando o trabalhador ganha mais que o teto estabelecido, é descontado o valor limite de acordo com a tabela da previdência. Essa tabela é divulgada pelo próprio INSS a cada início de ano.

Como deve ser feita a contabilização do pagamento de salários?

No entanto, a contabilização da folha de pagamento de salários deve ser feita observando-se o regime de competência, ou seja, os salários devem ser contabilizados no mês a que se referem, ainda que o seu pagamento seja efetuado no mês seguinte.

Postagens relacionadas: