Como contabilizar o IR Diferido?
Índice
- Como contabilizar o IR Diferido?
- O que é IRPJ corrente é diferido?
- Como funciona imposto diferido?
- O que é IRPJ corrente?
- O que quer dizer a sigla IRPJ?
- O que é ativo e passivo fiscal diferido?
- Como se dá a contabilização do IRPJ e do CSLL?
- Como é aplicável o imposto de renda diferido?
- Qual o valor do IRPJ devido por estimativa?
- Qual o exemplo de imposto diferido mais recorrente?
Como contabilizar o IR Diferido?
Dessa forma, o imposto diferido entra como um formato de apuração ideal para a contabilidade que privilegia o regime de competência. O fator indispensável para ele ser utilizado é que o lucro a ser tributado é contabilizado em regime de caixa (creditado em conta) apenas no ano seguinte ou mais de um ano.
O que é IRPJ corrente é diferido?
Tais adequações ocasionam o lucro fiscal, base para aplicações das alíquotas do imposto de renda devido do período, ou seja, o imposto corrente. ... Ainda, é possível compensar essa base com prejuízos anteriores antes da aplicação das alíquotas.
Como funciona imposto diferido?
Para exemplificar, podemos destacar o imposto diferido quando a receita da empresa foi já contabilizada, mas ainda não recebida, como é o caso dos contratos de construção ou o fornecimento de bens ou serviços disponibilizados a longo prazo. Assim, o imposto diferido não altera o lucro líquido da empresa.
O que é IRPJ corrente?
Imposto de Renda e Contribuição Social Correntes é o montante do imposto de renda e da contribuição social a pagar ou recuperar com relação ao resultado tributável do período.
O que quer dizer a sigla IRPJ?
IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica 2021 – CSLL, Alíquotas, tabela e cálculo. ... O IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica é um dos tributos de competência da União que deve ser pago pelas empresas.
O que é ativo e passivo fiscal diferido?
O passivo fiscal diferido é o valor do imposto que será cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis. Já o ativo fiscal diferido abrange o valor do imposto que será cobrado de acordo com o lucro recuperável no futuro.
Como se dá a contabilização do IRPJ e do CSLL?
Tendo isto em conta fica bem mais fácil o entendimento da forma de contabilização de ambos. Confira: Se o IRPJ e CSLL incidem sobre o lucro, a contabilização dos mesmos se dá a partir da apuração deste, ou seja, você deverá apurar o lucro contábil, ajustá-lo pelas adições, exclusões e compensações para chegar ao lucro real.
Como é aplicável o imposto de renda diferido?
Sendo assim, os procedimentos contábeis preconizados para o Imposto de Renda diferido são aplicáveis, também, à Contribuição Social Diferida. A única ressalva é que nem todas as hipóteses de diferimento do Imposto de Renda são extensivas à contribuição social, mas apenas aquelas expressamente previstas na legislação pertinente à contribuição.
Qual o valor do IRPJ devido por estimativa?
Entretanto, é saudável, para fins de análise contábil, que se faça a contabilização da provisão mensal do IRPJ devido, com base no balancete. Este valor ficará registrado no passivo, sem a transferência do saldo já pago por estimativa. Empresa pagou R$ 1.500,00 de IRPJ devido por estimativa, no mês. D – IRPJ Pago por estimativa (Ativo circulante)
Qual o exemplo de imposto diferido mais recorrente?
Um dos exemplos de imposto diferido mais recorrente é aquele quando já houve a contabilização da receita, mas, sem o recebimento. Tal circunstância costuma acontecer com aqueles empreendimentos que firmam contratos com o Governo a longo prazo mediante a construção por empreitada ou fornecimento de bens ou serviços.