Como contabilizar adiantamento de 13º salário?
Índice
- Como contabilizar adiantamento de 13º salário?
- Como lançar adiantamento de clientes na contabilidade?
- Como contabilizar provisão de férias e 13o salário lucro real?
- Pode descontar FGTS do décimo terceiro?
- Pode haver desconto na primeira parcela do décimo terceiro?
- Como a contabilização do 13o salário fica correta?
- Por que o 13o salário é compensável?
- Como Pagar o 13o salário?
- Como efetuar o lançamento do 13o salário?
Como contabilizar adiantamento de 13º salário?
a contabilização do pagamento da 2ª (segunda) parcela do 13º Salário far-se-á mediante débito da conta "Salários a Pagar (PC)", no "Passivo Circulante (PC)", e crédito da conta "Banco c/ Movto. (AC)", no "Ativo Circulante (AC)", pelo valor líquido constante da folha.
Como lançar adiantamento de clientes na contabilidade?
Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.
Como contabilizar provisão de férias e 13o salário lucro real?
O Cálculo é feito com base no número de dias de férias a que já tiver direito cada empregado, e na respectiva remuneração, na data do balanço, acrescentando-se os encargos de INSS e FGTS. O Valor apurado deverá corresponder ao saldo da provisão na data do balanço.
Pode descontar FGTS do décimo terceiro?
Na parcela final também haverá a incidência do FGTS, por isso, cálculo é feito sobre o valor integral do 13º, descontado o que já foi recolhido na primeira parcela.
Pode haver desconto na primeira parcela do décimo terceiro?
A primeira parcela do 13º salário deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil do mês de novembro, que neste ano cai no dia 30. ... A primeira delas, chamada de adiantamento, correponde à metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento e não sofre descontos.
Como a contabilização do 13o salário fica correta?
De forma que a provisão do 13º Salário somente é baixada na apropriação da complementação do 13º em Dezembro, pois em Novembro é somente um Adiantamento de 13º. Observe que esta forma de contabilização fica correta e as baixas das contas e o valor a ser pago pela empresa na conta de salário a pagar também fica correta.
Por que o 13o salário é compensável?
Por se tratar de "adiantamento" compensável com o valor efetivamente devido em dezembro (13º salário geral), o valor pago a este título ate 30 de novembro (data-limite para pagamento da 1ª parcela do 13º salário), deverá ser contabilizado na conta 1.1.3.1.1.01.01.00.00.0000 - 13º SALÁRIO - ADIANTAMENTO, no Ativo Realizável.
Como Pagar o 13o salário?
Crédito - Salários a Pagar pelo valor integral do direito do empregado. De forma que a provisão do 13º Salário somente é baixada na apropriação da complementação do 13º em Dezembro, pois em Novembro é somente um Adiantamento de 13º.
Como efetuar o lançamento do 13o salário?
O lançamento do 13º Salário, parcela final será feito da seguinte maneira: 1 - Efetuar o lançamento do Empenho do mesmo no valor GLOBAL, ou seja o valor do Empenho deverá ser igual ao montante TOTAL do 13º, incluíndo-se no mesmo o valor do Adiantamento.