Como contabilizar restituição de Perdcomp?

Índice

Como contabilizar restituição de Perdcomp?

Como contabilizar restituição de Perdcomp?

Os recolhimentos de impostos por pagamentos, indevido ou a maior, devem ser contabilizados em um grupo do Ativo no Plano de Contas denominado "Impostos a recuperar". À medida que as compensações forem sendo efetuadas, você deve proceder com a baixa dos valores compensados.

Como contabilizar compensação de impostos?

Contabilmente, os valores passíveis de compensação devem ser controlados em conta do Ativo Circulante (AC) do Balanço Patrimonial (BP) da empresa ("Tributos e Contribuições Sociais a Compensar (AC)", por exemplo), com a correspondente atualização (Taxa Selic), de acordo com a legislação de regência.

Como contabilizar um pagamento indevido?

Os valores pagos indevidamente ou a maior estarão sujeitos à atualização monetária pela taxa SELIC acumulada mensalmente, calculados a partir da data do pagamento indevido ou a maior até o mês anterior ao da compensação, ou restituição e de 1% relativamente ao mês em que estiver sendo efetuada.

O que significa imposto a restituir compensado?

O que imposto a restituir Compensado? O serviço Compensação a Pedido permite realizar a compensação de pagamentos recolhidos indevidamente ou a maior, créditos apurados no Simples Nacional, para a extinção de débitos também apurados no Simples Nacional.

O que quer dizer imposto a restituir compensado?

A Notificação de Compensação de Ofício tem por objetivo informar ao contribuinte que a Declaração de Ajuste Anual ou a Final de Espólio ou a de Saída Definitiva do País do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física foi processada, resultando em imposto a restituir.

O que significa impostos a compensar?

4.1.1.2 - Tributos a compensar são créditos que constitui moeda de pagamento de tributos da mesma espécie ou não e que, se não houver débito para compensá-lo, poderá gerar solicitação de restituição em dinheiro.

Como lançar imposto pago em duplicidade?

No âmbito do Governo Federal, este procedimento pode ser realizado, por meio do sistema eletrônico denominado PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Declaração de Compensação tributária). Observe que, em caso de restituição, por lei a Receita tem até 360 dias para apreciar os requerimentos administrativos.

O que é ICMS a compensar?

A terminologia utilizada é "compensação do imposto". O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto.

Quando pode ser solicitada a compensação ou contribuição?

Pode ser solicitada a compensação ou contribuição no prazo de até 5 anos a contar da data da notificação do crédito para a Receita Federal do Brasil. Exemplo: saldo negativo terá o prazo de 5 anos a partir da data de transmissão da Escrituração Contábil Fiscal – ECF relacionada ao ano em que ele foi constituído.

Qual a melhor forma de compensar esses impostos?

No meu caso nao vamos compensar esses valores, por isso gostaria de uma outra forma de zerar a conta. Se a empresa decidiu não recuperar o referido imposto, quer compensando-o com tributos e contribuições administrados pela Receita Federal, quer solicitando sua restituição, nada a impede de considerá-los como perdas.

Posso compensar créditos com outros tributos?

Os créditos podem se compensados com outros tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. Exemplo: O saldo negativo pode compensar débitos de PIS, COFINS, IOF, CSLL, IRPJ. Atenção para os créditos de insumos de PIS e COFINS, nem todos os créditos poderão compensar outros tributos. É importante verificar a legislação a respeito.

Como compensar créditos já vencidos?

A Per/DComp pode ser utilizada para compensar créditos já vencidos ou a vencer. Desta compensação via Per/DComp, os valores dos impostos podem demorar um pouco a serem compensados. Por lei, a Receita Federal tem cinco anos para analisar o processo de compensação ou restituição.

Postagens relacionadas: