Como contabilizar PIS e Cofins sobre ativo imobilizado?

Índice

Como contabilizar PIS e Cofins sobre ativo imobilizado?

Como contabilizar PIS e Cofins sobre ativo imobilizado?

A lei nr. 10.865 permite que o crédito de PIS/COFINS sobre o ativo imobilizado seja calculado, aplicando-se os percentuais dos impostos sobre o valor de aquisição do bem, e apropriando-se do valor apurado dividido em 48x, ou seja, 4 anos.

Como contabilizar o PIS?

Débitos do PIS pela Receita Bruta no mês Sobre o total das Receitas no mês deve ser calculado o PIS a alíquota de 1,65% o que dá origem ao débito do PIS e que deve ser contabilizado levando-se a débito da conta "PIS sobre a Receita" nas Contas de Resultado e a crédito da conta "PIS a Recolher" no Passivo Circulante.

Como contabilizar crédito de ativo imobilizado?

A contabilização do referido crédito a apropriar deve ser feito em conta do ativo (impostos a recuperar) e a crédito de imobilizado, já que o ICMS recuperável é considerado como redutor do custo de aquisição.

Qual o cálculo da exclusão do ICMS da base PIS e COFINS?

De acordo com o posicionamento do STF na RE, reforçado, inclusive, posteriormente pelo Ministro Gilmar Mendes, o cálculo da exclusão do ICMS da base PIS e Cofins deve considerar a integralidade do imposto destacado nas notas fiscais, ou seja, a receita bruta dele.

Como é obrigatório o crédito do PIS e da COFINS?

Desta forma, conclui-se que é obrigatório a contabilização do crédito do PIS e da COFINS, não bastando contabilizar o encargo correspondente pelo valor líquido (débito menos crédito), devendo sê-lo destacadamente. Mensalmente, se transferirá o crédito para a conta de PIS a Recolher: D . PIS a Recuperar (Ativo Circulante)

Como devo proceder com a contabilização do ICMS?

Pergunta: Como devo proceder com a contabilização do ICMS nesta situação? O que acontece é que o ICMS já se encontra no valor dos produtos e o IPI é cobrado por fora. Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA. Analisando item por item...verifiquei que o ICMS não está no valor de cada produto.

Por que o ICMS não está no valor dos produtos?

O que acontece é que o ICMS já se encontra no valor dos produtos e o IPI é cobrado por fora. Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA. Analisando item por item...verifiquei que o ICMS não está no valor de cada produto. Se o saldo no final do periodo for credor, mesmo assim deixo a despesa do ICMS contabilizada?

Postagens relacionadas: