Como contabilizar ICMS e IPI sobre compras?

Índice

Como contabilizar ICMS e IPI sobre compras?

Como contabilizar ICMS e IPI sobre compras?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

Como é feito o lançamento contábil de IPI sobre vendas?

O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

Qual a diferença entre o ICMS e o IPI?

Geralmente, essas frases referem-se à incidência de diferentes impostos que existem em nosso país. Para que você possa entender melhor, hoje vamos te explicar dois impostos: o ICMS, que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços e o IPI, que incide sobre a industrialização de produtos.

O que é ICMS a recuperar?

A recuperar - Este termo é usado em impostos pagos no ato da compra de mercadorias. Denomina-se a recuperar pois, quando as mercadorias forem vendidas, este valor pago será reduzido dos Impostos a recolher (referente à venda de mercadorias).

O que é o imposto a recuperar?

É um direito (classificado como ativo). Os impostos recolhidos são recuperados de acordo com a compensação de tributos. Para que haja a recuperação, os impostos devem ser da mesma natureza.

Como calcular o ICMS sobre vendas?

Como calcular o ICMS sobre vendas? Para calcular o ICMS, primeiramente é preciso saber qual é a alíquota cobrada no Estado em que sua empresa é tributada. Existem diferentes alíquotas para as operações internas (realizadas dentro do território do Estado) e as operações interestaduais (entre os Estados da federação).

Qual o valor do IPI e do ICMS?

Nota: Neste trabalho, os valores relativos a IPI e ICMS são hipotéticos, uma vez que para o seu cálculo é necessária a observância de legislação específica. Determinada empresa industrial efetuou uma venda no valor de R$ 200.000,00. A Nota Fiscal emitida apresentou os seguintes dados:

Como calcular o ICMS para compras interestaduais?

Vale ressaltar que o cálculo do ICMS para compras interestaduais pode variar conforme mercadoria, gerando substituição tributária e/ou o pagamento do diferencial de alíquota.

Qual a diferença entre ICMS e receita de venda?

ICMS a recuperar é uma conta do ativo (natureza -> devedora). Duplicatas a pagar é uma conta do passivo (natureza -> credora). ICMS a recolher é uma conta do passivo (natureza -> credora). ICMS s/ venda é uma conta de despesa (natureza -> devedora). Receita de venda -> natureza credora.

Postagens relacionadas: