Como é calculado o INSS do síndico?

Índice

Como é calculado o INSS do síndico?

Como é calculado o INSS do síndico?

O cálculo INSS síndico é fixo. A alíquota é de 20% sobre o Recibo de Pagamento de Autônomos (RPA) e o valor da contribuição de 11% deve ser retido na fonte pagadora sobre o Recibo de Autônomo.

Como isentar condomínio?

A única forma de alterar algo reduzindo taxas de juros e multas é através da alteração da Convenção, que na sua grande maioria tem a exigência de aprovação por 2/3 dos moradores para que seja possível fazer, através do processo de assembleia, bem com a concordância de todos os adimplentes.

Como declarar rendimentos de síndico?

Quanto ao síndico profissional, assim como qualquer empregado, o gestor está obrigado a declarar seu salário à Receita Federal, devendo incluir o benefício na declaração de Imposto de Renda como “outras receitas”. Caso a receita ultrapasse R$ 6 mil anuais, no entanto, deverá ser declarada via DIRF.

O que é isenção de síndico?

Segundo a legislação tributária, o síndico condominial é enquadrado como 'contribuinte individual', não importando se é isento em relação ao pagamento da cota mensal ou se recebe remuneração pela atividade. ... O condomínio deve recolher 20% sobre o valor da taxa de que o síndico é isento.

Quem estabelece a remuneração do síndico?

Apesar de ter várias responsabilidades determinadas pelo Código Civil, não há nenhuma legislação que define ou determina um salário para o síndico. Por isso, a remuneração – ou não – para essa atividade deve estar prevista no Regimento Interno e só poderá entrar em vigor se for discutida e aprovada em assembleia geral.

Qual é a remuneração do síndico?

Remuneração direta Não há lei que sugira um piso ou teto para o mesmo, então os valores são estipulados pelo próprio condomínio. Em média, o salário de um síndico fica entre de dois a cinco salários mínimos.

Quem tem direito à isenção de condomínio?

Este pode ser morador, condômino, inquilino ou até mesmo profissional, aquele que pode não residir no condomínio e apenas presta serviços ao local, dependendo da complexidade e da disponibilidade do edifício.

Tem como não pagar condomínio?

Você pode ter que pagar multa e juros Segundo o Código Civil, ao deixar de pagar o condomínio, o morador está sujeito a multa de 2% e juros de até 1% ao mês, conforme o que a convenção do condomínio determinar.

Como fazer DIRF de condomínio?

O que é preciso declarar na Dirf do meu condomínio?

  1. nome empresarial;
  2. número de inscrição no CNPJ;
  3. valores dos rendimentos tributáveis pagos ou creditados no ano-calendário, discriminados por mês de pagamento ou crédito e por código de receita;

Como declarar aluguel e condomínio no imposto de renda?

O valor total do aluguel pago em 2020 deve ser informado na ficha de Pagamentos Efetuados, sob o código 70. Informe também o nome e o CPF do locador. Lembre-se de informar apenas o valor de aluguel. Despesas como IPTU e condomínio, ainda que sejam pagas pelo inquilino, não devem ser incluídas.

Por que o síndico deve contribuir com o INSS?

Nesses dois casos, ele deve contribuir. Entende-se que, mesmo se não for remunerado, a isenção da taxa de condomínio é um tipo de pagamento e, por isso, os descontos devem ser calculados com base nesse valor. Vale lembrar que síndicos que não recebem qualquer pagamento, ajuda de custo ou isenção não contribuem com o INSS.

Como obter esse número de síndico?

Caso o síndico não possua esse número, deverá obtê-lo por meio do PREVFONE (135). Para obter esse número, é preciso estar de posse do CPF e do RG.

Será que o Síndico é isento de taxa condominial?

1) Síndico que não recebe pela função, mas é isento de taxa condominial, é obrigado a contribuir para o INSS? Sim, o desconto total da taxa condominial é considerado um tipo de pagamento ao síndico, por isso, ele pode contribuir como contribuinte individual*. O condomínio deve recolher 20% sobre o valor da taxa de que o síndico é isento.

Qual o benefício dos síndicos?

No último censo realizado pelo SíndicoNet, em novembro de 2015 com 4.576 entrevistados, foi possível constatar que uma grande maioria dos síndicos recebe algum tipo de benefício para exercer o cargo. Para se ter uma ideia, 86,4% responderam que são remunerados, isentos ou recebem desconto na taxa condominial para exercer a função de síndico.

Postagens relacionadas: