Como lançar contrato de mútuo na contabilidade?

Índice

Como lançar contrato de mútuo na contabilidade?

Como lançar contrato de mútuo na contabilidade?

O contrato de mútuo será registrado como um passivo exigível na mutuária e como um ativo realizável na mutuante. Os encargos financeiros praticados nos contratos de mútuo devem ser reconhecidos como despesa financeira na mutuária e como receita financeira na mutuante, observando-se o regime de competência.

Como contabilizar empréstimo do sócio para empresa?

A dívida é imediatamente paga. Assim, quando um sócio emprestar recursos à sua empresa, esse empréstimo deverá ser classificado e informado no grupo pela data prevista para a sua devolução. Não havendo esse prazo, a informação deste deve ser assentada no Passivo Circulante.

O que é a conta mútuo com partes relacionadas?

Sobre Mútuo por partes relacionadas. Signifaca: transações de empréstimo entre empresas que participam do mesmo frupo econômico, ou na situação em que uma detem o controle de outra.

O que é mútuo na contabilidade?

O Contrato de Mútuo Financeiro é a operação em que há um empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas, ou entre pessoas jurídicas, cujo tratamento fiscal é específico e não envolve instituição financeira.

Como contabilizar empréstimo com carência?

Os juros em operações com carência de pagamento de principal e juros, devem ser contabilizado: Debitando o resultado (juros), levando a crédito do passivo na conta de empréstimo, ou devo lançar a débito de juros a transcorrer(p) e crédito de empréstimos(p), pois neste período a dívida só vai ser recomposta e não existe ...

O que são contratos com partes relacionadas?

Partes relacionadas podem ser definidas, de um modo amplo, como aquelas entidades, físicas ou jurídicas, com as quais uma companhia tenha possibilidade de contratar, no sentido lato deste termo, em condições que não sejam as de comutatividade e independência que caracterizam as transações com terceiros alheios à ...

O que é duplicatas a receber com partes relacionadas?

As duplicatas a receber originam-se no curso normal das operações da empresa pela venda a prazo de mercadorias e serviços, representando um direito a cobrar de seus clientes.

Quais são as consequências do contrato de mútuo?

QUAIS IMPLICAÇÕES PELA FALTA DO CONTRATO DE MÚTUO? Antes de lhe apresentar como operacionalizar o Contrato de Mútuo quero lhe alerta-lo sobre os possíveis problemas que a empresa e os sócios enfrentarão pela não celebração deste contrato. 1. Falta de lastro para o IRPF

Quais são os encargos financeiros nos contratos de mútuo?

Os encargos financeiros praticados nos contratos de mútuo devem ser reconhecidos como despesa financeira na mutuária e como receita financeira na mutuante, observando-se o regime de competência. Para maiores detalhamentos e exemplos de contabilização, acesse o tópico CONTRATO DE MÚTUO, no Guia Contábil Online.

Quais são os rendimentos recebidos na operação de mútuo?

Os rendimentos obtidos na operação de mútuo recebidos pelo mutuante (pessoa que emprestou o dinheiro) de pessoa jurídica mutuária, sujeita-se à incidência do Imposto de Renda na Fonte – IRRF (Lei 8981/95, art. 65, § 4º, c) e deve ser retido quando do pagamento dos rendimentos.

Qual o prazo de compensação para a empresa mutuante?

Se a empresa mutuante for optante pelo Simples Nacional o imposto retido sobre os rendimentos auferidos em operações de mútuo será considerado definitivo, ou seja não haverá compensações futuras. 22,50%, em operações com prazo de até 180 (cento e oitenta) dias ou prazo indeterminado;

Postagens relacionadas: