Como contabilizar compra de ativo imobilizado à vista?

Índice

Como contabilizar compra de ativo imobilizado à vista?

Como contabilizar compra de ativo imobilizado à vista?

Na hipótese de aquisição do imobilizado com pagamento à prazo ou à vista, basta debitar o valor correspondente á aquisição e creditar a conta de fornecedor (se compra à prazo) ou Caixa/Bancos Cta. Movimento (se à vista). Nota: registrar, também, o ICMS sobre a aquisição do imobilizado, quando cabível.

O que lançar no ativo imobilizado?

Contas do Ativo Imobilizado

  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

Qual o valor para ativo imobilizado?

O valor para se considerar um item que tenha vida útil superior a 1 ano como BEM DO ATIVO NÃO CIRCULANTE IMOBILIZADO E INTANGÍVEL tem que ser superior a R$ 1.200,00.

Qual o valor contábil de um item imobilizado?

O reconhecimento dos custos no valor contábil de um item do ativo imobilizado cessa quando o item está no local e nas condições operacionais pretendidas pela administração.

Quais são os custos do ativo imobilizado?

Esses custos incluem custos incorridos inicialmente para adquirir ou construir um item do ativo imobilizado e os custos incorridos posteriormente para renová-lo, substituir suas partes, ou dar manutenção ao mesmo. As peças de reposição e os equipamentos auxiliares são, segundo a norma, contabilizados no ativo circulante da entidade.

Qual a importância do controle do ativo imobilizado?

Porém, a empresa fica obrigada a manter o controle patrimonial por cinco anos — um esforço extra que pode não compensar. Qual a importância do controle do ativo imobilizado? A gestão dos ativos imobilizados é vista como uma forma de cumprir as obrigações fiscais e evitar os problemas com o Fisco.

Qual o documento hábil para o recebimento de um imóvel imobilizado?

O documento hábil para contabilizar o recebimento de uma doação de Imobilizado é o Termo de Doação. Nele deve constar o valor contábil e o valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem. O lançamento contábil da doação deve ser feito pelo valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.

Postagens relacionadas: