Quando o IPI é recuperável?
Índice
- Quando o IPI é recuperável?
- Como contabilizar NF com IPI?
- O que é imposto recuperável e não recuperável?
- Quem tem direito ao crédito de IPI?
- Como funciona o IPI no lucro real?
- O que é um imposto recuperável?
- Qual o valor do IPI incidente na aquisição?
- Qual o valor do Imposto recuperável para revenda?
- Qual o valor do IPI e do ICMS?
- Qual a forma de contabilizar os impostos?
Quando o IPI é recuperável?
O IPI é recuperável nas aquisições de matérias-primas e demais bens destinados à industrialização de produtos sujeitos ao imposto. Não é recuperável nas aquisições de bens para o ativo fixo e de material para uso ou consumo da indústria. Nesses casos, o IPI deve integrar o custo de aquisição.
Como contabilizar NF com IPI?
O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.
O que é imposto recuperável e não recuperável?
Impostos a recuperar são valores de crédito superiores aos débitos de uma empresa após o cálculo do balanço patrimonial, que podem ser usados como desconto no pagamento dos próximos impostos. Eles existem quando a empresa paga um mesmo imposto mais de uma vez, e portanto, gera um saldo a ser recuperado.
Quem tem direito ao crédito de IPI?
DIREITO AO CRÉDITO Os estabelecimentos industriais e os que são equiparados à indústria tem direito ao crédito do IPI nas operações em que se destine produtos à industrialização ou comercialização, desde que estes produtos sejam tributados pelo IPI, como anteriormente detalhado.
Como funciona o IPI no lucro real?
IPI – CRÉDITO DO IMPOSTO. A não-cumulatividade do IPI é efetivada pelo sistema de crédito, atribuído ao contribuinte, do imposto relativo a produtos entrados no seu estabelecimento, para ser abatido do que for devido pelos produtos dele saídos, num mesmo período. Estes são os denominados "créditos básicos".
O que é um imposto recuperável?
Os impostos recuperáveis pelas empresas na atividade industrial são: IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o ICMS (imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviço de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação). ...
Qual o valor do IPI incidente na aquisição?
Obs.: O IPI incidente na aquisição, quando recuperável, não integra o custo dos bens para cálculo do crédito de PIS e COFINS; d) Valor total da NF: R$ 10.500,00.
Qual o valor do Imposto recuperável para revenda?
De acordo com o artigo 289 do RIR/99, o valor dos impostos recuperáveis não se incluem no custo das mercadorias. Assim o ICMS destacado na aquisição de mercadoria para revenda deve ser excluído do custo de aquisição, contabilizando-se o valor correspondente em conta própria do ativo circulante.
Qual o valor do IPI e do ICMS?
Nota: Neste trabalho, os valores relativos a IPI e ICMS são hipotéticos, uma vez que para o seu cálculo é necessária a observância de legislação específica. Determinada empresa industrial efetuou uma venda no valor de R$ 200.000,00. A Nota Fiscal emitida apresentou os seguintes dados:
Qual a forma de contabilizar os impostos?
CONTABILIZAÇÃO . Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”. Exemplo: