Quando um ativo intangível deve ser reconhecido no balanço patrimonial?

Índice

Quando um ativo intangível deve ser reconhecido no balanço patrimonial?

Quando um ativo intangível deve ser reconhecido no balanço patrimonial?

Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se: for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e. o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

Por que as marcas são valiosas para uma empresa?

No caso das marcas, é possível afirmar que elas são o bem imaterial mais valioso de uma empresa, pois são a primeira impressão que uma empresa transmite ao seu público. Já as patentes são responsáveis por permitirem a exclusividade de produção ou do uso de um processo inovador, o que coloca uma empresa em vantagem em relação à concorrência.

Qual é o valor de uma marca?

Em grande parte das ocasiões o que é identificável é o registo e outras despesas parciais, que é apenas parte do valor de uma marca. Tirando grandes marcas de grandes empresas, reputação, o know-how, e outras coisas assim, são a grande parte do valor dessa marca, e essas partes dos valores não se conseguem valorizar.

Quais são os custos com o registro de marca?

Na maior parte dos casos, os custos com o registro de marca ocorrem no início das atividades da empresa, que é quando o titular ainda terá que lidar com todas as despesas e taxas para tal registro.

Por que a marca não é um activo?

A Marca (salvo raros casos) nunca é um activo (ver NCRF-PE 8.12A ou NCRF 6), então penso que o respectivo registo também não deve ser um activo, deve ser um gasto. "Quem sabe, divide. Quem não sabe, pergunta"

Postagens relacionadas: