Como contabilizar aquisição de ativo imobilizado?
Índice
- Como contabilizar aquisição de ativo imobilizado?
- Quais os critérios de mensuração do ativo imobilizado?
- Quando o custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo?
- Qual o objetivo do CPC 27 ativo imobilizado?
- O que é um bem imobilizado?
- Qual o valor contábil de um item imobilizado?
- Como é o controle contábil do imóvel imobilizado?
- Qual o custo de um ativo imobilizado?
- Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?
Como contabilizar aquisição de ativo imobilizado?
Na hipótese de aquisição do imobilizado com pagamento à prazo ou à vista, basta debitar o valor correspondente á aquisição e creditar a conta de fornecedor (se compra à prazo) ou Caixa/Bancos Cta. Movimento (se à vista). Nota: registrar, também, o ICMS sobre a aquisição do imobilizado, quando cabível.
Quais os critérios de mensuração do ativo imobilizado?
26. Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo. 27. Quando um ativo é adquirido por meio de uma transação sem contraprestação, seu custo deve ser mensurado pelo seu valor justo na data da aquisição.
Quando o custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo?
Reconhecimento. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e. o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.
Qual o objetivo do CPC 27 ativo imobilizado?
O objetivo do Pronunciamento Contábil CPC 27 é o de prescrever o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento de uma entidade em seus ativos imobilizados, bem como as mutações nesse investimento.
O que é um bem imobilizado?
De acordo com as normas de contabilidade, mais especificamente, a NBC TG (27), um ativo imobilizado é um bem tangível, ou seja, palpável, que é utilizado para a produção de bens e/ou serviços, aluguel de terceiros ou para fins administrativos da própria entidade e que será utilizado por mais de um período.
Qual o valor contábil de um item imobilizado?
O reconhecimento dos custos no valor contábil de um item do ativo imobilizado cessa quando o item está no local e nas condições operacionais pretendidas pela administração.
Como é o controle contábil do imóvel imobilizado?
Através dessa apresentação procurou-se de forma simples, objetiva e prática identificar, esclarecer e demonstrar como é o controle contábil do Ativo Imobilizado da aquisição à sua eventual baixa para o estoque de sucata ou alienação. Verificado um fato real na empresa Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região (Cetril).
Qual o custo de um ativo imobilizado?
O custo de um Ativo Imobilizado corresponde ao seu valor de aquisição ou de construção. No caso de ser fruto de doação, o valor considerado pode ser o de mercado.
Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?
Bom, o ativo imobilizado de uma empresa são todos os bens destinados à manutenção de suas atividades ou exercidos com essa finalidade, esperando ele seja utilizado por mais de um período.