Como contabilizar provisão de distribuição de lucros?

Índice

Como contabilizar provisão de distribuição de lucros?

Como contabilizar provisão de distribuição de lucros?

Por Exemplo, caso a empresa apure R$ 30.000,00 poderá distribuir R$ 9.330 (30.000 - 20.670). Todavia, se houver qualquer distribuição de valor a título de lucros, superior àquele apurado contabilmente, deverá ser imputada à conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros de exercícios anteriores.

Como calcular a distribuição de lucros no Simples Nacional?

Realiza-se uma soma do faturamento anual, logo, aplica-se a porcentagem fixa de presunção, sendo 8% para vendas e 32% para serviços. Atenção: ainda que se opte por uma das formas de cálculo, o valor só poderá ser integralmente distribuído como lucro se não houverem dívidas, débito fiscal ou saldo negativo no caixa.

Quando a empresa não pode distribuir lucros?

Impedimento para a Distribuição de Lucros 32 da Lei nº 4.357/64 proíbe que as empresas com débitos tributários distribuam lucros aos seus sócios e dirigentes, exceto se o débito estiver com exigibilidade suspensa (ex: com parcelamento em andamento).

Como fazer a distribuição de lucros do Simples Nacional?

Como fazer a distribuição de lucros do Simples Nacional? A opção mais viável para a distribuição de lucros do Simples Nacional para as empresas que adotam o regime, é calcular seus lucros por meio da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Como calcular os lucros do Simples Nacional?

A opção mais viável para a distribuição de lucros do Simples Nacional para as empresas que adotam o regime, é calcular seus lucros por meio da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Esse documento, que pode ser montado apenas por um contador com registro CRC, vai apurar todo o lucro líquido da empresa.

Como calcular a distribuição de lucros simples?

Porém, na distribuição de lucros simples nacional, algumas coisas podem ser diferentes. O cálculo tende a ser mais simplificado, já que basta aplicar a porcentagem de isenção. Multiplica-se o faturamento por 8% para aqueles que trabalham com vendas, já os que estão na área de prestação de serviços, multiplicam pela alíquota de 32%.

Como faço o lançamento contábil do direito a distribuição de lucros?

Pergunto: Como faço o lançamento contábil da apropriação do direito a distribuição de Lucros, se a empresa não possui RESERVAS PARA AUMENTO DE CAPITAL, e sim prejuízo Fiscal? Esse lucro presumido é so para calculo do IR e CS, o lucro a distribuir aos socios é o lucro Contabil, apurado atraves do balanço patrimonial.

Postagens relacionadas: