Como contabilizar venda de imobilizado com prejuízo?

Índice

Como contabilizar venda de imobilizado com prejuízo?

Como contabilizar venda de imobilizado com prejuízo?

Ganho ou Perda de Capital na Baixa do Imobilizado Os ganhos e perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no resultado de sua competência, isto é, no período quando o item é baixado. Resultado (ganho ou perda) = Valor líquido da alienação – valor contábil do bem.

O que é ganhos e perdas de capital?

São ganhos ou perdas de capital os resultados obtidos na alienação, inclusive por desapropriação, na baixa por perecimento, extinção, desgaste, obsolescência ou exaustão, ou na liquidação de bens ou direitos integrantes do ativo não circulante, classificados como investimentos, imobilizado ou intangível.

Tem adicional de IR no ganho de capital?

O ganho de capital deverá ser adicionado junto a base de cálculo do Lucro Presumido e sobre a base de cálculo, sem aplicar o percentual de presunção de lucro, pois deverá ser aplicado o percentual de 15% de imposto de renda e mais o adicional de 10% sobre a base que exceder a R$ 60.000,00 no trimestre.

Qual o ganho ou a perda de capital?

GANHO OU PERDA DE CAPITAL. A alienação, baixa ou obsolescência de bens ou direitos do Ativo Não Circulante deve ser contabilizada, para apuração do ganho ou perda de capital, tributável pelo Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro.

Qual é o custo de ganho de capital?

A partir de Janeiro de 1997, para fins de apuração de ganho de capital, nos termos da legislação do imposto de renda, considera-se custo de aquisição e valor da venda do imóvel rural o VTN declarado, respectivamente, nos anos da ocorrência de sua aquisição e de sua alienação.

Qual a determinação do ganho de capital?

Se tributada pelo lucro real, a determinação do ganho de capital obedecerá ao disposto no RIR/99.

Por que o ganho ou perda de capital são tratados como resultados não operacionais?

De acordo com a legislação tributária, o ganho ou perda de capital são tratados como resultados não operacionais da pessoa jurídica.

Postagens relacionadas: