Como calcular ganho de capital no lucro presumido?

Índice

Como calcular ganho de capital no lucro presumido?

Como calcular ganho de capital no lucro presumido?

O ganho de capital deverá ser adicionado junto a base de cálculo do Lucro Presumido e sobre a base de cálculo, sem aplicar o percentual de presunção de lucro, pois deverá ser aplicado o percentual de 15% de imposto de renda e mais o adicional de 10% sobre a base que exceder a R$ 60.000,00 no trimestre.

Quais impostos incidem sobre ganho de capital no lucro presumido?

No Lucro Presumido o Ganho de Capital será acrescido a base de cálculo do imposto e adicional, sendo recolhido ao final de cada trimestre, quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL, conforme art....
APURAÇÃO DO IRPJ
Apuração do Imposto de Renda ( 16.000 + 5.000)21.000
Alíquota do IRPJ ...... ( 21.000 X 15% )3.150,00

Qual o ganho de capital na contabilidade?

Na contabilidade, esse lucro é chamado de ganho de capital. Por isso, normalmente um ganho de capital pode ocasionar efeitos tributários sobre quem efetuou a venda. Por indicar um aumento da capacidade contributiva, geralmente o esse ganho acarreta uma tributação direta sobre a operação.

Como comprovar o ganho de capital?

Caso a empresa não mantenha a escrituração contábil, então deverá comprovar, mediante documentação hábil e idônea, o valor e data de aquisição do bem ou direito e demonstrar o cálculo da depreciação, amortização ou exaustão acumulada. A tributação do ganho de capital será definitiva, não existindo a possibilidade de restituição ou compensação.

Qual o ganho de capital de uma empresa?

Isso significa que se uma empresa lucrou 1 milhão na sua operação e teve um ganho de capital de 500 mil, então ela será tributada de acordo com o lucro real com uma base de cálculo de 1,5 milhões. Da mesma maneira, o ganho de capital no lucro real também permite que a empresa sequer seja tributada pelo ganho.

Qual é o custo de ganho de capital?

A partir de Janeiro de 1997, para fins de apuração de ganho de capital, nos termos da legislação do imposto de renda, considera-se custo de aquisição e valor da venda do imóvel rural o VTN declarado, respectivamente, nos anos da ocorrência de sua aquisição e de sua alienação.

Postagens relacionadas: