O que fazer com quotas em tesouraria?
O que fazer com quotas em tesouraria?
A manutenção de quotas em tesouraria na constituição da empresa facilita a entrada de investidores, que pela utilização do usufruto, podem não necessariamente integrar o corpo social da sociedade e ainda garante aos sócios, presentes no quadro social, sejam investidores ou não, que não tenham a sua porcentagem da ...
Por que uma empresa tem ações em tesouraria?
Por que uma empresa tem ações em tesouraria? Como acabamos de ver, motivos não faltam para que uma empresa de capital aberto passe a ter ações em tesouraria. Cabe ressaltar que a companhia pode recolocar essas ações no mercado, inclusive reemitindo-as por um preço maior do que pagou.
Como funciona a tesouraria?
Seja como for, geralmente as ações em tesouraria são usadas como mecanismo para aumentar o valor dos papéis em circulação no mercado. Isso é bom em longo prazo, já que serve como estímulo para que os ativos sejam mantidos sob custódia a preços acima do que teriam normalmente.
Quais os motivos para que a tesouraria passe a ser comercializada no mercado?
Como acabamos de ver, motivos não faltam para que uma empresa de capital aberto passe a ter ações em tesouraria. Cabe ressaltar que a companhia pode recolocar essas ações no mercado, inclusive reemitindo-as por um preço maior do que pagou. No entanto, esse excedente captado não será reconhecido no Demonstrativo Regular do Exercício (DRE).
Por que a tesouraria é importante para empresas lucrativas?
Desse modo, a companhia com ações em tesouraria passa a apresentar registros contábeis ainda mais positivos, o que, em consequência, gera boas avaliações no mercado. Afinal, empresas lucrativas têm no RPL um importante indicador de sucesso, mesmo que isso seja obtido por meio de um artifício.