Qual o tributo que empresa optante pelo Simples Nacional deverá pagar quando ocorrer ganho de capital?
Índice
- Qual o tributo que empresa optante pelo Simples Nacional deverá pagar quando ocorrer ganho de capital?
- Como ocorrer o ganho de capital?
- Quais as empresas optantes pelo Simples Nacional?
- Será que os ganhos de capital são considerados para o cálculo do ir?
- Será que devemos tributar o ganho de capital?
Qual o tributo que empresa optante pelo Simples Nacional deverá pagar quando ocorrer ganho de capital?
A empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL ao vender um bem de seu ativo imobilizado deverá apurar o ganho de capital sobre o qual incidirá imposto de renda a razão de 15% a 22,5 de acordo com o ganho de capital apurado.
Como ocorrer o ganho de capital?
Para fins de ocorrência do ganho de capital, basta ocorrer entrega do bem ao adquirente com intenção de lhe transferir a propriedade (tradição do bem imóvel), não é necessário que os pagamento realizado a título de alienação esteja efetivamente disponível ao vendedor, para que se considere ocorrido o fato gerador do imposto de renda.
Quais as empresas optantes pelo Simples Nacional?
Atualmente muitas empresas optantes pelo Simples Nacional são constituídas por um único sócio ou legalizadas a fim de se obter ganho tributário tendo em vista a expressiva redução de IR-PF.
Será que os ganhos de capital são considerados para o cálculo do ir?
Isso significa que os ganhos de capital não são considerados para a definição dos valores devidos todo mês nesse regime de tributação. Seu cálculo é realizado separadamente e sua tributação é considerada definitiva pelo IR.
Será que devemos tributar o ganho de capital?
Não. O que devemos tributar deve ser a diferença de ganho do valor de custo para o valor de venda, ou seja, tributamos o ganho de capital. A escolha pelo Simples Nacional não exclui as micro e pequenas empresas do pagamento do Impostos de Renda sobre os ganhos de capital adquiridos na venda de bens do ativo permanente.