Como contabilizar lucro ou prejuízo?
Índice
- Como contabilizar lucro ou prejuízo?
- Qual a natureza da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados?
- Como calcular prejuízos acumulados no balanço patrimonial?
- Qual a natureza do lucro?
- Qual a natureza da conta lucros acumulados?
- Qual a conta de lucros acumulados?
- Qual a demonstração de lucros e prejuízos acumulados?
- Como ocorre a reversão de valores para a conta lucros acumulados?
- Como discriminar os lucros acumulados?
Como contabilizar lucro ou prejuízo?
No caso de prejuízo, o saldo apurado é transferido para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados", classificável no grupo "Patrimônio Líquido (PL)" do Balanço Patrimonial (BP), dando-lhe, logo em seguida, as destinações que lhe são próprias, em conformidade com a proposta dos administradores ad referendum da assembléia ...
Qual a natureza da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados?
O plano de contas pode apresentar as duas contas: "Lucros Acumulados" (credora) e "Prejuízos Acumulados" (devedora), mas usualmente o saldo é mantido em uma só conta, ou seja, na conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados". O saldo credor representa a parcela do resultado da empresa não destinada especificamente.
Como calcular prejuízos acumulados no balanço patrimonial?
Para o cálculo da DLPA , são obrigatórias as seguintes informações:
- o saldo inicial de lucros ou prejuízos, já com os ajustes de exercícios anteriores;
- a distribuição de lucros e dividendos;
- o resultado positivo que tiver sido incorporado ao capital da empresa;
- qualquer mudança na contabilidade que afete o resultado e.
Qual a natureza do lucro?
Contabilmente, lucro nada mais é do que valores excedentes de um investimento capitalizacional, relacionando isso ao mais puro cálculo de subtração em relação a receita e despesa. Cujo valor será positivo, em sua diferença realizada no cálculo simples de receitas menos despesa.
Qual a natureza da conta lucros acumulados?
A conta de lucros acumulados, tem natureza absolutamente transitória e deve ser utilizada para a transferência do lucro apurado no período, contrapartida das reversões das reservas de lucros e para as destinações do lucro.
Qual a conta de lucros acumulados?
Para as companhias abertas, o art. 8º da Instrução CVM nº 59/1986 prevê que a conta de lucros acumulados contempla apenas a parcela relativa a frações de lucros que não possam ser computados na declaração do dividendo por ação, sendo ainda admitida a sua utilização para abrigar as retenções de lucros.
Qual a demonstração de lucros e prejuízos acumulados?
"A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia."
Como ocorre a reversão de valores para a conta lucros acumulados?
Correspondem às alterações ocorridas nas contas que registram as reservas, mediante a reversão de valores para a conta Lucros Acumulados, em virtude daqueles valores não serem mais utilizados. É o resultado líquido do ano apurado na Demonstração do Resultado do Exercício, cujo valor é transferido para a conta de Lucros Acumulados.
Como discriminar os lucros acumulados?
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar: 3. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.