Como contabilizar os juros do PER dcomp?
Como contabilizar os juros do PER dcomp?
Os recolhimentos de impostos por pagamentos, indevido ou a maior, devem ser contabilizados em um grupo do Ativo no Plano de Contas denominado "Impostos a recuperar". À medida que as compensações forem sendo efetuadas, você deve proceder com a baixa dos valores compensados.
Como fazer compensação de tributos federais?
Compensar tributos federais
- Preencher a declaração de compensação. Preencha a declaração de compensação (DCOMP). ...
- Transmitir a declaração pela internet. Atenção! ...
- Acompanhar o processamento da compensação. Se a declaração foi realizada pelo PerdcompWeb, acompanhe pelo próprio sistema. ...
- Confirmar homologação da compensação.
Como compensar o saldo negativo da taxa Selic?
Havendo saldo negativo ao final do período de apuração, procede a compensação via Per-Dcomp. Cabe também ressaltar que os valores recolhidos indevidamente, são passíveis de atualização pela Taxa Selic. Nesse caso, é bom tomar cuidado no momento da atualização, para não cometer o erro de corrigir o valor indevidamente.
Como é feita a atualização da Selic?
Após efetivada, a compensação gerará um novo lançamento debitando o imposto a recolher em conta do passivo, e creditando a conta de imposto a recuperar no ativo. A atualização da Selic deve ser feita mensalmente, obedecendo o princípio da competência contábil.
Qual a taxa básica de juros?
A contabilização desta taxa básica de juros ocorre muito nos casos de tributos a compensar, ou seja, quando existe o recolhimento indevido ou a maior de impostos. Desta compensação, o reconhecimento dos juros é feito a débito em conta do ativo circulante, e a crédito em conta de resultado, como Juros Ativos.