Como contabilizar compra de obra de arte?
Como contabilizar compra de obra de arte?
Obras de arte: as obras de arte existentes na empresa são um tipo de investimento, sendo elas desvinculadas da atividade principal da empresa. Para que uma obra de arte seja classificada como investimento, a empresa não deve ter a intenção de vendê-la.
O que é imobilizado na contabilidade?
De acordo com as normas de contabilidade, mais especificamente, a NBC TG (27), um ativo imobilizado é um bem tangível, ou seja, palpável, que é utilizado para a produção de bens e/ou serviços, aluguel de terceiros ou para fins administrativos da própria entidade e que será utilizado por mais de um período.
Como funciona o pagamento do ITBI em São Paulo?
Como funciona o pagamento do ITBI em São Paulo (SP)? Em São Paulo, a legislação relativa ao ITBI está no Capítulo IV do Título I do Decreto 48.407, de 1° de junho de 2007. Também é importante conferir o Decreto 46.228, de 23 de agosto de 2005 — que contém o regulamento do Imposto sobre Transmissão “intervivos” (ITBI-IV).
Como é calculado o ITBI?
Como é calculado o ITBI? A alíquota utilizada no cálculo varia de 2% a 3%. Esse procedimento é feito por meio da multiplicação da base de cálculo pela alíquota do imposto. Tal base vai considerar o valor venal do imóvel, o qual se trata da quantia que a propriedade é negociada no mercado.
Qual a alíquota do ITBI?
Depois de toda esta avaliação, é definido se será incidido o imposto, se determina a alíquota com base na legislação em vigor e se faz o cálculo do ITBI. Para fazer o cálculo, vamos considerar um imóvel com valor venal de 250 mil. Precisamos comparar o venal de referência e ver qual é o maior.
Como preencher a DTI para o cálculo do tributo?
Por exemplo, dá para preencher a DTI para gerar o Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP) relativo ao ITBI. É possível checar o valor venal de referência do seu imóvel, que é usado para o cálculo do tributo, e ainda encontrar orientações sobre ele.