O que é recebimento de duplicata?
Índice
- O que é recebimento de duplicata?
- Quais são as taxas de juros cobradas em operações de desconto de títulos para antecipação de capital de giro?
- Como é o desconto de duplicatas?
- Como receber uma duplicata?
- Posso receber duplicatas de seus clientes antecipadamente?
- Como devem ser contabilizados os encargos financeiros debitados?
O que é recebimento de duplicata?
As contas ou duplicatas a receber representam direitos ou valores adquiridos por vendas a prazo de mercadorias ou serviços relacionados com a atividade da empresa e ainda não recebidos. ... Portanto, aumentando o volume de vendas, cresce também o montante de duplicatas a receber.
Quais são as taxas de juros cobradas em operações de desconto de títulos para antecipação de capital de giro?
Juros mensais Também chamados de taxas de desconto, são os descontos bancários que vão até o vencimento do documento. Geralmente, o seu valor é de 1,5% ao mês (ou 0,05% por dia corrido).
Como é o desconto de duplicatas?
O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. Embora a propriedade dos títulos negociados seja transferida para a instituição, a empresa é co-responsável pelo pagamento dos mesmos em caso de não ...
Como receber uma duplicata?
Ao receber uma duplicata, mesmo que descontada, você levanta capital de giro, que é decisivo para arcar com custos necessários para o bom funcionamento de seu negócio, como a compra de matéria-prima ou a realização de um investimento oportuno. Também pode ser a saída par contornar os efeitos da inadimplência de alguns de seus clientes.
Posso receber duplicatas de seus clientes antecipadamente?
Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida (risco de crédito).
Como devem ser contabilizados os encargos financeiros debitados?
Os encargos financeiros debitados pela instituição financeira devem ser contabilizados como “encargos financeiros a transcorrer”, já que se tratam de despesas antecipadas, sendo debitada por ocasião do desconto e creditadas no momento em que a despesa é incorrida, observando-se o regime de competência. Exemplo: