Como contabilizar o imposto de importação?
Como contabilizar o imposto de importação?
Quando os bens importados (mercadorias ou matérias-primas) forem desembaraçados, será efetuado o registro no almoxarifado do importador, mediante transferência do saldo final da conta transitória para a conta definitiva de "Estoques de Mercadorias ou Matérias-primas" no Ativo Circulante.
Como contabilizar o Afrmm?
Como é calculado o AFRMM?
- 25% (vinte e cinco por cento) na navegação de longo curso;
- 10% (dez por cento) na navegação de cabotagem; e.
- 40% (quarenta por cento) na navegação fluvial e lacustre, quando do transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste.
Quais são os tributos sobre a importação?
Com o movimento da globalização, onde as fronteiras entre os países ficaram cada vez menores, vieram também uma série de tratados internacionais, leis e regulamentos para proteger as economias locais. É nesse contexto da globalização que estão inseridos os tributos sobre os serviços de importação.
Por que você deve debitar a conta de importação?
Notar que após todo o processo de importação houver sido concluído você deverá debitar a conta correspondente a operação de importação (se mercadorias ou ativos) e creditar importação em andamento. Ps... Aproveite o ensejo e faça uma pesquisa no banco de dados do Fórum, já existe material em abundância que trata desse assunto.
Como ocorre a tributação na importação de serviços?
O fato gerador ocorre na remessa de valores ao prestador de serviço no exterior. Sobre este valor incidirão as alíquotas de 1,65% e 7,60% sobre a base de cálculo do PIS e COFINS. O objetivo da tributação na importação de serviços é fazer com que os serviços prestados por empresas brasileiras sejam mais atraentes para o mercado.
Qual a contabilização da exportação?
A contabilização da exportação deverá ser em conta específica no grupo de vendas ou prestação de serviços, conforme for a situação. Caso a venda ao exterior seja para recebimento a prazo, a variação cambial deverá ser controlada nos mesmos moldes da variação cambial de fornecedores.