Como contabilizar contratos de hedge?

Índice

Como contabilizar contratos de hedge?

Como contabilizar contratos de hedge?

Forma de Contabilização Cash Flow Hedge Proteção de um fluxo de caixa futuro gerado por um ativo ou passivo. Parcela efetiva dos ganhos e perdas do hedge (aquela coberta pela operação) vai para o Patrimônio Líquido, até que a transação se efetive, para, depois, ser lançada no Resultado.

O que é o hedge accounting?

A contabilidade de hedge, também conhecida como Hedge Accounting, é um instrumento utilizado na gestão e proteção de riscos financeiros. Por meio da aplicação de regras específicas de contabilidade de hedge é possível reduzir, e em alguns casos até mesmo eliminar, a instabilidade dos resultados contábeis de um negócio.

Quais os tipos de hedge accounting?

Existem também três modalidades de hedge adequadas a hedge accounting:

  • Hedge de fluxo de caixa. Reduz o risco de variação no valor justo de fluxos de caixa futuros.
  • Hedge de valor justo. Reduz o risco de variação no valor justo de ativos e passivos existentes ou compromissos firmes.
  • Hedge de investimento líquido.

Quais seriam os requisitos para a implantação de uma contabilidade de hedge?

Quais os passos para implementação dessa estratégia nas empresas?

  1. Identificar os itens ou transações objeto de hedge. ...
  2. Identificar a categoria. ...
  3. Entender a natureza dos riscos incidentes. ...
  4. Definir o instrumento de hedge. ...
  5. Demonstrar a eficácia da estratégia de hedge. ...
  6. Documentação da estratégia.

O que é o instrumento de hedge?

Hedge é um instrumento que visa a proteção dos riscos oferecidos pelas oscilações do mercado financeiro. Como dito logo no início do texto, Hedge pode ser traduzido em português como cobertura ou segurança e tem como objetivo proteger a operação financeira das variações de preço de um ativo, reduzindo o seu risco.

Qual a eficácia da contabilidade de hedge?

A eficácia da contabilidade de hedge pode ser mensurada de diversas formas, e essa avaliação pode ser feita, por exemplo, durante a elaboração das demonstrações contábeis anuais ou intermediárias.

Quais são os mecanismos de contabilização das operações de hedge?

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da situação atual dos mecanismos de contabilização das operações de hedgevigentes no Brasil. Inicialmente, são feitas algumas conceituações sobre as operações que podem ser qualificadas como de hedge, tendo como foco a proteção de itens pela empresa.

Como funciona a contabilidade de hedge de fluxo de caixa?

Por exemplo, em aplicação das regras opcionais de contabilidade de hedge de fluxo de caixa os ganhos ou perdas decorrentes das variações dos valores justos de instrumentos derivativos designados em operações de hedge são diferidos no patrimônio liquido até o momento em que o item objeto de hedge afeta o resultado do período.

Quais são os riscos cobertos por hedge?

Os riscos usuais cobertos por operações de hedge são o risco cambial, o risco de variação das taxas de juros e o risco de variação dos preços das matérias primas (commodities) ou dos ativos financeiros.

Postagens relacionadas: