Quando a depreciação acelerada é permitida?

Índice

Quando a depreciação acelerada é permitida?

Quando a depreciação acelerada é permitida?

O benefício da depreciação acelerada é para as máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao imobilizado. A referida depreciação acelerada somente é permitida aos bens novos, adquiridos ou encomendados entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2012.

Qual a taxa de depreciação acelerada?

Depreciação Acelerada Contábil Como exemplo, a um equipamento com taxa normal de desvalorização de 10%, operando regularmente dezesseis horas por dia, poderá ser depreciado à taxa de 15% ao ano.

Qual a vantagem da depreciação acelerada?

Portanto, a utilização da aceleração da depreciação contábil, quando há mais de um turno diário de operação, poderá permitir uma contabilização maior de encargos dedutíveis na apuração do resultado tributável.

Qual a diferença entre a depreciação normal e a acelerada?

Na depreciação normal, que demora, por exemplo, dez anos, a empresa contabiliza um desgaste de 10% ao ano. Esse registro é tratado como despesa e retirado da base sobre a qual serão calculados os 25% de IR. No caso da depreciação acelerada para um turno adicional de oito horas, o desgaste sobe de 10% para 15% ao ano.

O que é depreciação acelerada incentivada?

A legislação brasileira admite determinados incentivos, chamados de "depreciação acelerada incentivada", visando incrementar os investimentos em determinados setores ou atividades. O incentivo consiste na redução ou diferimento do pagamento do IRPJ, PIS, COFINS ou CSLL, isolada ou conjuntamente.

Como calcular depreciação de freezer?

A taxa de depreciação de "Refrigeradores, congeladores (freezers) e outros materiais, máquinas e aparelhos para produção de frio, com equipamento elétrico ou outro; Bombas de calor, excluídas as máquinas e aparelhos de ar-condicionado" segundo a referida tabela, é de 10%.

Quais são as depreciações aceleradas normal?

As Depreciações Acelerada normal, pelo uso do bem por elevado número de horas diárias, cujos reflexos são vistos somente na contabilidade comercial e, consequentemente, na apuração do Lucro Real e suas tributações dele derivadas – CSLL e IRPJ.

Como usar o coeficiente de depreciação acelerada?

Nestes casos, o cálculo de depreciação deve ser “acelerado”, para estar em conformidade com o uso em dobro ou até em triplo do equipamento. Para isso, utiliza-se de um coeficiente de depreciação acelerada, conforme:

Por que a depreciação deve ser contabilizada?

A resposta para essa pergunta é: Depende! Caso a depreciação do bem esteja diretamente ligada à produção de um bem ou na prestação de um serviço, a depreciação deve ser contabilizada como custo e fazer parte do valor do produto/serviço. Imagine, por exemplo, a fabricação de um carro que envolve diversas máquinas durante o processo.

Qual é o prazo de depreciação para ele?

Como ele foi adquirido com três anos de uso, o tempo restante para ele se depreciar totalmente é de dois anos. Desta forma, o maior prazo entre os dois é dois anos e meio. Devendo, portanto, para fins de depreciação, ser considerado esse prazo de vida útil. Assim, a taxa anual de depreciação a ser utilizada é de 40%.

Postagens relacionadas: