Como aplicar o MEP método de equivalência patrimonial?
Índice
- Como aplicar o MEP método de equivalência patrimonial?
- O que é equivalência patrimonial e sua aplicabilidade nas informações contábeis?
- Onde é aplicado o método da equivalência patrimonial?
- Qual a diferença entre o método da equivalência patrimonial e o método do custo para avaliação de investimentos?
- Qual o ganho da equivalência patrimonial?
- Como deve ser contabilizada a equivalência patrimonial positiva?
- Qual a rotina de cálculo e contabilização de equivalência patrimonial?
- Qual a importância da avaliação do investimento pelo método de equivalência patrimonial?
Como aplicar o MEP método de equivalência patrimonial?
Para aplicar o Método de Equivalência Patrimonial (MEP) é preciso fazer a avaliação de ativos do negócio. Isso para que seja possível ocorrer a atualização do valor contábil do investimento. Até porque o intuito é saber o valor real do investimento.
O que é equivalência patrimonial e sua aplicabilidade nas informações contábeis?
O Método de Equivalência Patrimonial (MEP) surgiu por meio da legislação, mas está diretamente ligado à contabilidade. Ele diz respeito ao valor do investimento na porcentagem de participação do capital social sobre o patrimônio líquido de uma empresa.
Onde é aplicado o método da equivalência patrimonial?
O método da equivalência patrimonial surgiu com o Decreto 1598/77 em atendimento à Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76). ... A primeira equivalência patrimonial se aplica no momento em que o investimento realizado pela empresa investidora torna-se relevante para a empresa coligada ou controlada.
Qual a diferença entre o método da equivalência patrimonial e o método do custo para avaliação de investimentos?
O Método de Equivalência Patrimonial inicialmente é reconhecido pelo custo, e anualmente atualizado conforme patrimônio líquido da sociedade investida proporcionalmente ao percentual da investidora. ... O Método do custo é reconhecido pelo custo inicialmente, e avaliado pelo seu valor justo.
Qual o ganho da equivalência patrimonial?
II – A empresa investidora não tem nenhum custo para realizar o cálculo da Equivalência Patrimonial. III – Pode-se dizer que é um ganho a “custo zero” e isento de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.
Como deve ser contabilizada a equivalência patrimonial positiva?
Desta forma, podemos entender que a variação que deve ser contabilizada na empresa A, a título de equivalência patrimonial positiva, é de R$ 105.000,00, ou seja, devemos debitar o ativo, conta contábil de investimentos, aumentando o investimento, e creditar o resultado, em uma conta de receita com equivalência patrimonial.
Qual a rotina de cálculo e contabilização de equivalência patrimonial?
Nós, da Mega Sistemas, visando sempre simplificar a vida dos nossos clientes, entendemos que esta rotina de cálculo e contabilização de equivalência patrimonial é muito trabalhosa, e a possibilidade de erros é enorme, principalmente quando você não tem um software trabalhando com você.
Qual a importância da avaliação do investimento pelo método de equivalência patrimonial?
MUDANÇA DA AVALIAÇÃO DO INVESTIMENTO PELO CUSTO DE AQUISIÇÃO PARA O VALOR DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO O investimento avaliado pelo método do custo de aquisição que, posteriormente, tornar-se relevante e influente deve ser avaliado pelo método de equivalência patrimonial.