Como contabilizar o imposto RET?

Índice

Como contabilizar o imposto RET?

Como contabilizar o imposto RET?

O imposto do RET, deve ser contabilizado dentro do grupo de impostos como Deduções da Receita Bruta. Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

Como funciona o RET regime especial de tributação?

Finanças, Impostos e Gestão Pública. Opte pelo Regime Especial de Tributação (RET), que se aplica às incorporações imobiliárias. O regime é opcional mas irretratável (não pode desistir) enquanto perdurarem direitos de crédito ou obrigações do incorporador junto aos adquirentes dos imóveis que compõem a incorporação.

Quais empresas podem aderir ao RET?

As empresas de construção civil, dedicadas a incorporação imobiliária, podem reduzir custos fiscais se aderirem ao RET – Regime especial tributário do patrimônio de afetação.

O que é Patrimônio de afetação exemplo?

O Patrimônio de Afetação é a segregação patrimonial de bens do incorporador para uma atividade específica, com o intuito de assegurar a continuidade e a entrega das unidades em construção aos futuros adquirentes, mesmo em caso de falência ou insolvência do incorporador.

Qual a contribuição para o regime especial de tributação?

Para cada incorporação submetida ao regime especial de tributação, a incorporadora ficará sujeita ao pagamento de percentual da receita mensal recebida, o qual corresponderá ao pagamento mensal unificado dos seguintes impostos e contribuições: I - IRPJ; II - CSLL; III - Contribuição para o PIS/Pasep; e IV - Cofins.

Qual o regime especial de tributação imobiliária?

PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO IMOBILIÁRIA - REGIME TRIBUTÁRIO ESPECIAL A Lei 10.931/2004 instituiu, a partir de 03.08.2004, o regime especial de tributação - RET aplicável às incorporações imobiliárias. DEFINIÇÃO DE INCORPORADOR E INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

Qual a competência da União para legislar sobre tributos específicos?

A Constituição Federal de 1988 estipulou à União, aos Estados e aos Municípios a competência para legislar livremente acerca de tributos específicos. Sendo assim, a competência da União diz respeito aos seguintes tributos:

Qual é o tratamento tributário dispensado?

Ele nada mais é que uma forma diferenciada de tratamento tributário dispensado a determinadas atividades ou setores da economia com a finalidade de diminuir impostos, unificar tributos e eliminar a burocracia na emissão de nota fiscal.

Postagens relacionadas: