O que são receitas a apropriar?
Índice
- O que são receitas a apropriar?
- Como contabilizar a apropriação de seguro?
- O que são rendas a apropriar?
- O que são valores a apropriar?
- Como lançar apropriação de despesas?
- Como devem ser contabilizadas as aplicações financeiras?
- Como contabilizar as aplicações de renda fixa?
- Quando deve ser reconhecida a receita?
- Quando ocorre o reconhecimento da receita?
O que são receitas a apropriar?
Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não.
Como contabilizar a apropriação de seguro?
A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.
O que são rendas a apropriar?
*Rendas a apropriar são contas retificadoras de ativos financeiros prefixados.
O que são valores a apropriar?
Ou seja, são valores relativos a despesas já pagas e que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data de encerramento do balanço (contas realizadas em aproximadamente 12 meses, dependendo do ciclo operacional da empresa). São despesas a vencer, a apropriar, a transcorrer, antecipadas.
Como lançar apropriação de despesas?
A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.
Como devem ser contabilizadas as aplicações financeiras?
As aplicações financeiras devem ser contabilizadas considerando alguns detalhes importantes. Devem primeiramente considerar o valor inicial aplicado que será creditado da conta corrente bancária e debitada na conta de aplicação. Onde os lançamentos são os seguintes:
Como contabilizar as aplicações de renda fixa?
Desenvolvemos duas opções de contabilização para as aplicações financeiras de renda fixa: a) renda fixa com prazo de até 180 dias – Lei nº 11.033/2004 , art. 1º, I (IRRF de 22,5%). b) A pessoa jurídica poderá registrar os rendimentos em conta de juros a apropriar:
Quando deve ser reconhecida a receita?
Desta forma, a receita deverá ser reconhecida somente quando houver a entrega dos bens. O mesmo ocorre em relação à prestação de serviços, ou seja, o reconhecimento da receita só deve ocorrer quando da efetiva realização dos mesmos.
Quando ocorre o reconhecimento da receita?
O mesmo ocorre em relação à prestação de serviços, ou seja, o reconhecimento da receita só deve ocorrer quando da efetiva realização dos mesmos. Assim sendo, ao proceder à contabilização, deve-se observar que as contas que estiverem registrando a operação não constem nas demonstrações contábeis.