Quando a equivalência patrimonial é negativa?

Índice

Quando a equivalência patrimonial é negativa?

Quando a equivalência patrimonial é negativa?

Se houver aumento do investimento, será considerado como “Receita de Equivalência Patrimonial” ou “Resultado Positivo de Equivalência patrimonial”. ... Por outro lado, se houver redução no investimento, será considerado “Despesa de Equivalência Patrimonial” ou “Resultado Negativo de Equivalência Patrimonial”.

O que significa uma empresa com patrimônio líquido negativo?

Quando o PL apresenta um valor negativo, ou seja, a empresa conta com mais passivos do que ativos, temos o chamado passivo a descoberto. Nesse sentido, conforme a norma contábil, pela Resolução CFC 1.283/2010, não é mais necessária a troca da nomenclatura das contas, do PL para passivo a descoberto.

Como contabilizar passivo a descoberto?

Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o Passivo (P) supera o Ativo (A). Sendo P > A, na equação contábil PL (Patrimônio Líquido) = A - P, conclui-se que PL < 0.

Como deve ser contabilizada a equivalência patrimonial positiva?

Desta forma, podemos entender que a variação que deve ser contabilizada na empresa A, a título de equivalência patrimonial positiva, é de R$ 105.000,00, ou seja, devemos debitar o ativo, conta contábil de investimentos, aumentando o investimento, e creditar o resultado, em uma conta de receita com equivalência patrimonial.

Quais são os benefícios da equivalência patrimonial?

O reconhecimento contábil da equivalência patrimonial traz benefícios a empresa e seus sócios. Entre eles, temos: I – Sendo receita irá se somar com as demais e fará parte do resultado (podendo aumentar o lucro a ser disponibilizado aos sócios).

Qual a rotina de cálculo e contabilização de equivalência patrimonial?

Nós, da Mega Sistemas, visando sempre simplificar a vida dos nossos clientes, entendemos que esta rotina de cálculo e contabilização de equivalência patrimonial é muito trabalhosa, e a possibilidade de erros é enorme, principalmente quando você não tem um software trabalhando com você.

Como fazer o ajuste de equivalência patrimonial?

Para fazermos o ajuste de Equivalência Patrimonial nesses casos de Patrimônio Líquido negativo, a controladora deve considerar o valor em investimento. Bem como o que está contabilizado em outras contas no Longo Prazo, que constituem parte desse investimento Por exemplo, Empréstimos feitos a coligada, que não tem prazo exato de vencimento.

Postagens relacionadas: