Como contabilizar um consórcio de carro?
Como contabilizar um consórcio de carro?
Na transferência de um consórcio já ativo Nesse caso, a contabilização fica assim: D — Banco ou caixa: registre o valor total recebido; C — Adiantamento de consórcios: registre o valor já pago; D/C — Ganho ou perda na operação de transferência de consórcio: registre o valor da diferença no resultado.
Como fazer a contabilização de consórcio?
No entanto, é natural que surja a seguinte dúvida: como fazer a contabilização de consórcio, ou seja, realizar os lançamentos contábeis dos aportes antes e após a contemplação? Este post mostrará de modo simples como fazer isso com maior tranquilidade, a fim de manter os registros claros e em conformidade com as melhores práticas do setor.
Qual a sua quota de consórcio de veículo?
D Quota de Consórcio de Veículo - Bens em Andamento (Ativo Não Circulante) R$ 1.864,33 C Caixa ou Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) R$ 1.864,33 Pagamento da quota de consórcio da empresa RONDAR Consórcios conforme cheque nº 103 - Banco RL. 4. Registros por Ocasião da Contemplação
Como registrar na contabilidade de um consórcio?
Olá Karla! Entendo que a entidade ao contratar um consórcio, deverá registrar na contabilidade somente as parcelas pagas, considerando que a mesma só terá o direito sobre o valor desejado do consorcio após efetuar os devidos pagamentos ou ser contemplada.
Como fazer o pagamento das parcelas de consórcio?
O pagamento das parcelas de consórcio após o recebimento do bem e dos devidos ajustes contábeis deverá levar a categoria de "consórcios a pagar" (criada e vinculada a uma conta contábil pelo contador) e a sua contabilização será automatizada conforme exemplo abaixo: