O que é crédito extemporâneo de PIS e Cofins?

Índice

O que é crédito extemporâneo de PIS e Cofins?

O que é crédito extemporâneo de PIS e Cofins?

O chamado crédito extemporâneo ocorre quando, por um lapso, a pessoa jurídica deixa de escriturar um crédito fiscal na competência em que deveria ter sido escriturado (como IPI, PIS/Pasep, Cofins e ICMS), sendo efetuado posteriormente à sua efetiva entrada no estabelecimento.

Como lançar crédito extemporâneo no SPED PIS-cofins?

O crédito extemporâneo deverá ser informado, preferencialmente, mediante a retificação da escrituração cujo período se refere o crédito. No entanto, se a retificação não for possível, devido ao prazo previsto na Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 2010, a PJ deverá detalhar suas operações através deste registro.

O que é o crédito extemporâneo?

Esses créditos estão relacionados a NÃO CUMULATIVIDADE. ... CRÉDITO EXTEMPORÂNEO nada mais é que os que não foram utilizados quando eram para ser, sendo aproveitado em outro momento pelo contribuinte.

Como lançar crédito extemporâneo Efd-contribuições?

Na EFD-Contribuições, o crédito extemporâneo deverá ser efetivado mediante a retificação da EFD-Contribuições do mês cujo período se refere o crédito, conforme analisaremos mais adiante.

O que é um crédito extemporâneo?

Esses créditos estão relacionados a NÃO CUMULATIVIDADE. ... CRÉDITO EXTEMPORÂNEO nada mais é que os que não foram utilizados quando eram para ser, sendo aproveitado em outro momento pelo contribuinte.

Como lançar as devoluções de vendas no SPED Contribuições?

Devoluções de Vendas devem ser escrituradas com os CFOP correspondentes no campo C170 (no caso de escrituração individualizada dos créditos por documento fiscal) ou nos registros C191/C195, pois as operações de Devolução de Vendas, correspondem à crédito (já que há estorno de valores também).

Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS?

Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.

Qual a legislação do PIS e COFINS?

A legislação do pis e cofins é uma balbúrdia e confusão geral especialmente na parte de aproveitamento de créditos. Art. 53.

Será que a recuperação do PIS e da COFINS é objeto de alteração?

Existe uma incompreensão da Receita Federal expressa em consulta dizendo que a recuperação do PIS e da Cofins extemporaneamente deve ser objeto de alteração das DACONS, DCTFs e DIPJs de todos os períodos a que se referir o crédito. É um absurdo. Ninguém deixa de lançar umm crédito de 100 para aproveitar 34 como dedução de despesa.

Como transferir o crédito para a conta de PIS a recuperar?

Mensalmente, se transferirá o crédito para a conta de PIS a Recolher: D . PIS a Recuperar (Ativo Circulante) C . Custo da Mercadoria Vendida ou Estoques* (Conta de Resultado ou Ativo Circulante)

Postagens relacionadas: