O que são depósitos judiciais no balanço patrimonial?

Índice

O que são depósitos judiciais no balanço patrimonial?

O que são depósitos judiciais no balanço patrimonial?

DEPÓSITOS JUDICIAIS - CARACTERÍSTICAS E CONTABILIZAÇÃO Ela serve para liberar o devedor de sua obrigação, ainda que de modo indireto. Os depósitos em garantia de instância são mais frequentes nos mandados de segurança impetrados com a finalidade de evitar pagamento de tributos.

Como é realizável a execução do depósito?

Na execução do depósito, debita-se uma conta do ativo - realizável a longo prazo, e credita-se a conta oriunda dos recursos. Nota: a contabilização em realizável a longo prazo se justifica, tendo em vista que as pendengas judiciais trabalhistas são habitualmente de solução muito lenta. Exemplo:

Como deve ser a contabilização do crédito de conta passiva?

Tal contabilização deve ser a crédito de conta passiva, no passivo circulante, pois a medida liminar é em caráter precário, podendo ser revogada a qualquer momento, e a empresa terá que pagar no curto prazo o débito acumulado.

Como contabilizar a despesa em conta de resultado?

Pelo princípio do conservadorismo, deve-se, entretanto, contabilizar a despesa em conta de resultado, a crédito de conta passiva, mesmo que tal valor não seja dedutível na apuração do lucro real e da contribuição social sobre o lucro.

Como a contabilização é realizável a longo prazo?

Nota: a contabilização em realizável a longo prazo se justifica, tendo em vista que as pendengas judiciais trabalhistas são habitualmente de solução muito lenta. Exemplo: D - Depósitos Judiciais – Recursos Trabalhistas (Realizável a Longo Prazo)

Postagens relacionadas: