Como contabilizar receita de subvenção?

Índice

Como contabilizar receita de subvenção?

Como contabilizar receita de subvenção?

A subvenção governamental relacionada a ativos, incluindo aqueles ativos não monetários mensurados ao valor justo, deve ser apresentada no balanço patrimonial em conta de passivo, como receita diferida, ou deduzindo o valor contábil do ativo relacionado.

O que é subvenção de ICMS?

O contribuinte tem direito a isenção do imposto em operações internas, e redução de 30% nas operações interestaduais. ... Assim, conclui a nota, isenção ou redução da base de cálculo do ICMS concedida pelos estados e pelo Distrito Federal se qualificam como uma subvenção para investimento.

Como deve ser contabilizada a subvenção governamental?

A Subvenção Governamental deve ser contabilizada:

  1. como ativo subvencionado.
  2. como custo, no resultado da entidade.
  3. como despesa, no resultado da entidade.
  4. como Reserva de Capital, no Patrimônio Líquido da entidade.
  5. E. como receita ao longo do período, confrontada com as despesas que pretende compensar.

O que é valor da subvenção?

Significado de Subvenção substantivo feminino Valor ou ajuda atribuída pelos poderes governamentais e/ou públicos; incentivo; subsídio, patrocínio, ajuda de custo.

O quê subvenção sinônimo?

9 sinônimos de subvenção para 1 sentido da palavra subvenção: Auxílio monetário: 1 auxílio, subsídio, incentivo, patrocínio, contribuição, financiamento, benefício, ajuda, apoio.

Quais os valores recebidos a título de subvenção para investimento?

3) Os valores recebidos a título de subvenção para investimento, para fins de não tributação de IRPJ e CSLL, deverão ser classificados no PL em conta específica “Reserva de Subvenção”. Nesse caso, o valor dessa conta específica do PL poderá ser utilizada no valor base para fins de cálculo de JCP?

Qual a lei que trata das subvenções para investimentos?

O assunto é extremamente complexo e não temos o objetivo de esgotar a sua discussão. A Lei Complementar nº 1, alterou o Art. 30 da Lei 12.973/2017, que trata das subvenções para investimentos.

Por que o imposto de renda é uma subvenção para investimentos?

Postado em 27 de agosto de 2018 por Francinei Marcelino. O nosso objetivo com o artigo é abrir um espaço para a discussão sobre os impactos na base de cálculo do imposto de renda das empresas e também do tratamento contábil, quando a entidade toma a decisão de reconhecer o incentivo fiscal como uma subvenção para investimentos.

Por que o incentivo fiscal é uma subvenção para investimento?

Visto que ao reconhecer o incentivo fiscal, como uma subvenção para investimento (nos termos da art. 30, da Lei 12.973/2014), somente fará o recolhimento do IRPJ e da CSLL, quando distribuir os lucros. A parcela de lucros distribuída deverá ser adicionada a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, no período em que fizer a distribuição de lucros.

Postagens relacionadas: