Como completar a carência do INSS?
Como completar a carência do INSS?
Por exemplo: se no mês de julho de 2019 você trabalhou só 3 dias, você terá apenas 3 dias de tempo de contribuição, mas 1 mês na contagem do período de carência! É por isso que o tempo de contribuição dá um total bem diferente do período de carência.
Qual a carência do INSS?
Essa carência começa a ser contada de acordo com o trabalho que você exerce e, também, com a data em que você ou sua empresa fez o registro no INSS. Veja abaixo a carência do INSS para cada categoria de trabalho:
Qual o tempo de contribuição para o INSS?
Imagine o seguinte exemplo prático: um trabalhador que exerceu atividade profissional e contribuiu para o INSS de 05 a 19. Esse segurado tem 180 meses de carência, mas não tem ainda o tempo de contribuição mínimo para a aposentadoria por idade, pois somou 14 anos, 11 meses e 1 dia de contribuição.
Como Guardar os comprovantes do pagamento ao INSS?
Assim, caso você faça os primeiros pagamentos depois da data de vencimento, estes pagamentos não serão contados no tempo de carência, até que haja um pagamento na data correta. Aqui, o próprio trabalhador é o responsável pelos pagamentos ao INSS, então, é importante guardar esses comprovantes.
Qual a responsabilidade pelo pagamento ao INSS?
Nessas categorias de trabalho, a responsabilidade pelo pagamento ao INSS é a empresa ou pessoa que você presta o seu serviço. Contudo, se for feito um pedido de benefício e não constar os pagamentos, é importante que você tenha documentos para comprovar esse tempo de trabalho. Esses trabalhadores são aqueles que pagam o INSS por conta própria.