Como contabilizar despesas de exercícios anteriores?

Índice

Como contabilizar despesas de exercícios anteriores?

Como contabilizar despesas de exercícios anteriores?

A classificação contábil A conta de Ajustes de Exercícios Anteriores deve estar representada no Passivo Não Circulante e poderá receber tanto lançamentos a débito quanto a crédito, resumindo, ela será sempre a contrapartida da conta a ser ajustada.

O que são Despesas de exercícios anteriores?

As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) referem-se às dívidas reconhecidas para as quais não existe empenho inscrito em Restos a Pagar, seja pela sua anulação ou pela não emissão da nota de empenho no momento oportuno.

O que é exercício anterior ativo?

É o pagamento de vantagens pecuniárias reconhecidas administrativamente, classificadas como despesas de exercícios anteriores relativas à pessoal (despesas de pessoal e de custeio), não pagas no exercício de competência.

Qual o saldo correto dessa conta de exercícios anteriores?

Ou seja, a conta de ajustes de exercícios anteriores deve encerrar com saldo igual a zero. Exemplo 1: O balanço de 2018 foi fechado e a conta de Fornecedores possuía um saldo de R$ 100,00. Descobriu-se posteriormente que o saldo correto dessa conta deveria ser de R$ 150,00. Então, o ajuste deve ser feito da seguinte forma:

Como foi feito o registro contábil?

O registro contábil foi feito erroneamente, da seguinte forma: Se, em decorrência dos erros ou omissões, houver reflexo tributário, ou seja, diferenças a pagar ou a compensar, a empresa deverá retificar as declarações passíveis de retificação, tais como DCTF, ECF, EFD-Contribuições, entre outras, conforme o caso.

Qual o procedimento contábil para a redução indevida do resultado?

Na hipótese que os erros que provocaram a redução indevida do resultado tenham sido detectados após o encerramento do balanço, não sendo mais possível o estorno ou retificação dos lançamentos efetuados, o procedimento contábil a ser seguido pela empresa será o seguinte: a) lançamento de ajuste a crédito da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores";

Como calcular erros em caso de erro contábil?

Veja como calcular correções em caso de erro contábil. Há situações em que, após o fechamento do exercício, a empresa se dá conta de erros ou omissões em relação a períodos anteriores já encerrados. Esses valores, sejam eles relativos a receitas ou despesas, não podem ser lançados no presente ano, por questão de competência.

Postagens relacionadas: