Como interpretar o exame de histerossalpingografia?
Índice
- Como interpretar o exame de histerossalpingografia?
- Quais as chances de engravidar após a histerossalpingografia?
- Quais os sintomas após o exame de histerossalpingografia?
- Quanto tempo demora o resultado do exame histerossalpingografia?
- Como posso ter certeza que foi feita a laqueadura?
- O que é sinal de Cotte positivo?
- Porque muitas mulheres engravidam logo após o exame histerossalpingografia?
- Quais os riscos de fazer histerossalpingografia?
- Porque ocorre sangramento depois da histerossalpingografia?
- Quais os riscos de fazer um exame de histerossalpingografia?
Como interpretar o exame de histerossalpingografia?
Resultados da Histerossalpingografia Muitas vezes, o contraste mostra que as tubas estão abertas, porém as mesmas podem estar dilatadas ou tracionadas para cima, denunciando que pode haver alteração de sua função, embora esteja passando o contraste para a cavidade abdominal.
Quais as chances de engravidar após a histerossalpingografia?
Muitas mulheres contam que é possível engravidar depois desse exame, entretanto, não aconselho fazê-lo apenas para agilizar o processo, até mesmo porque existem diversos fatores que podem tornar a gravidez inviável.
Quais os sintomas após o exame de histerossalpingografia?
Após o exame, a paciente pode sentir cólicas abdominais. Para reduzir sintomas incômodos, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou analgésicos, como dipirona, escopolamina, paracetamol, entre outros. Cãibras e secreções ou leve sangramento vaginal também podem aparecer como sintomas pós-exame.
Quanto tempo demora o resultado do exame histerossalpingografia?
Esse processo na maioria das vezes é concluído em 10 minutos. Após a retirada do cateter, será feita mais uma única radiografia para avaliar como o contraste injetado se distribuiu na pelve e se as trompas esvaziaram completamente.
Como posso ter certeza que foi feita a laqueadura?
Se o seu médico achar necessário a confirmação da laqueadura por alguma razão, o exame a ser realizado é a histerossalpingografia. A laqueadura realizada por histeroscopia deve sempre ser confirmada por histerossalpingografia 3 meses após o procedimento.
O que é sinal de Cotte positivo?
O exame de Cotte positivo significa que as trompas estão pérvias, ou seja funcionantes.
Porque muitas mulheres engravidam logo após o exame histerossalpingografia?
Entre as causas das obstruções, existem aquelas ligadas a cirurgias realizadas anteriormente, causadas por doença inflamatória pélvica, ou também por endometriose. Cirurgias anteriores: cirurgias pélvicas anteriores podem ter como consequência aderências que impedem a passagem dos óvulos e espermatozoides.
Quais os riscos de fazer histerossalpingografia?
A HSG é um procedimento seguro, com poucos riscos. Em menos de 1% dos casos, pode ocorrer infecção, que é mais comum se houver antecedente de infecção tubária ou corrimento bacteriano recente. A paciente deve procurar o médico caso sinta febre ou dor intensa após o exame.
Porque ocorre sangramento depois da histerossalpingografia?
Os principais riscos são a reação alérgica ao contraste, infecções pélvicas, ferimentos ou perfuração do útero (extremamente rara). Cólicas semelhantes ao período menstrual, corrimento ou sangramento menstrual leve podem ocorrer após o procedimento, entretanto, nesse caso, são considerados normais.
Quais os riscos de fazer um exame de histerossalpingografia?
A HSG é um procedimento seguro, com poucos riscos. Em menos de 1% dos casos, pode ocorrer infecção, que é mais comum se houver antecedente de infecção tubária ou corrimento bacteriano recente. A paciente deve procurar o médico caso sinta febre ou dor intensa após o exame.