Como se conta os prazos para interposição do recurso trabalhista?
Índice
- Como se conta os prazos para interposição do recurso trabalhista?
- Qual é o prazo do recurso ordinário trabalhista?
- Como contar prazo de intimação?
- Como contar prazos processuais de acordo com o novo CPC?
- Como é feita a contagem no Novo CPC?
- Quais são os prazos do Novo CPC?
- Como o CPC pode ser aplicado na Justiça do trabalho?
Como se conta os prazos para interposição do recurso trabalhista?
Proposta fixa prazo de 15 dias para apresentação de recurso na Justiça trabalhista. O Projeto de Lei 5414/20 determina que o prazo para apresentar recursos na Justiça do Trabalho, exceto embargos de declaração e pedidos de revisão de valor da causa, será de 15 dias, e não mais 8 dias, como prevê hoje a legislação.
Qual é o prazo do recurso ordinário trabalhista?
O prazo para interpor o recurso ordinário é de 8 (oito) dias, salvo para a Fazenda Pública e Ministério Público do Trabalho, que possuem prazo em dobro.
Como contar prazo de intimação?
O artigo 224 do CPC/2015, dispõe o seguinte sobre a contagem dos prazos processuais: Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.
Como contar prazos processuais de acordo com o novo CPC?
Agora que você já sabe como contar prazos processuais de acordo com as regras do novo CPC, confira algumas dicas para facilitar a rotina jurídica de acompanhamento de processos. Se você quiser mais ideias para otimizar seu tempo, confira o nosso ebook de Metodologias de Gestão do tempo.
Como é feita a contagem no Novo CPC?
Diferente de como acontecia no CPC revogado, de 1973, a contagem agora é feita apenas em dias úteis, o que atende a uma antiga reivindicação da advocacia. Os prazos processuais e sua respectiva forma de contagem estão elencados no art. 218 e seguintes do Novo CPC.
Quais são os prazos do Novo CPC?
Mas há exceções. No caso do Novo CPC, a maior parte dos prazos é fixada em 15 dias. No entanto, na área trabalhista a maioria dos prazos está fixada em 8 dias. Portanto, é preciso estar atento ao direito processual do trabalho, pois este difere do direito processual civil.
Como o CPC pode ser aplicado na Justiça do trabalho?
O CPC pode ser aplicado de forma supletiva e subsidiária em questões de ordenamentos de modo geral mas, em relação a contagem de prazos segue a disposição da CLT. Nesse sentido, ter uma ferramenta que identifica as especificidades relativas a prazos na Justiça do Trabalho é fundamental.