Como contabilizar uma empresa SCP?

Índice

Como contabilizar uma empresa SCP?

Como contabilizar uma empresa SCP?

Os resultados das SCP devem ser apurados pelo sócio ostensivo, que também é responsável pela declaração de rendimentos e pelo recolhimento dos tributos e contribuições devidos pela SCP. A escrituração das operações da SCP poderá, à opção do sócio ostensivo, ser efetuada nos livros deste ou em livros próprios da SCP.

Como é a contabilidade de uma SCP?

A contabilidade da SPC fica a cargo do sócio ostensivo. Na prática, é uma contabilidade dentro da contabilidade da empresa sócia ostensiva, em contas específicas, com fatos e registros distintos. O capital ou investimento está descriminado no contrato elaborado entre as partes.

Como saber se uma empresa e SCP?

A sociedade em conta de participação (ou simplesmente “SCP”) é uma sociedade constituída verbalmente ou por meio de contrato escrito que não precisa ser registrado na Junta Comercial ou cartório, em que um dos sócios é “oculto” e o outro aparece para o mercado (chamado de ostensivo).

Como funciona a contabilidade da SCP?

Como funciona a Contabilidade da Sociedade em Conta de Participação – SCP. A SCP apurará seu resultado de forma independente e os investidores participarão desse resultado. Sendo assim existirá a contabilidade da SCP e a contabilidade do Sócio. No sócio, você representará o investimento na SCP (Ativo não circulante).

Qual o tipo de sócio da SCP?

A SCP tem dois tipos de sócio. O primeiro, é o sócio ostensivo. Este pode ser pessoa física ou jurídica e é ele quem vai assumir as responsabilidades perante terceiros (Fisco, fornecedores, CLT, dentre outras). Será em seu nome que todo o negocio ira acontecer.

Quais são os rendimentos da SCP?

O lucro real da SCP, juntamente com o IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL), são informados e tributados em campo próprio, na mesma declaração de rendimentos do sócio ostensivo. O IRPJ, a CSLL, o PIS e a COFINS são pagos conjuntamente com os valores respectivos, de responsabilidade do sócio ostensivo, usando inclusive o mesmo DARF.

Como compensar o prejuízo fiscal de uma SCP?

O prejuízo fiscal apurado por uma SCP somente poderá ser compensado com o lucro real apurado pela mesma SCP. O prejuízo fiscal de uma SCP não poderá ser compensado com o lucro real de outra SCP e nem com o do sócio ostensivo. 27-11-98, as sociedades em conta de participação (SCP) podem optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido.

Postagens relacionadas: