Como fazer uma contestação judicial?

Índice

Como fazer uma contestação judicial?

Como fazer uma contestação judicial?

Passo a passo sobre como fazer uma contestação de sucesso

  1. Análise da petição inicial. É fundamental ler e reler quantas vezes for necessária a petição inicial. ...
  2. Divida a sua defesa. ...
  3. Generalidades no início da peça. ...
  4. Reforce que é uma contestação. ...
  5. Resumo dos fatos. ...
  6. Tempestividade. ...
  7. Preliminares. ...
  8. Mérito.

Como contestar um processo?

A contestação é uma das formas do réu de um processo se defender das acusações feitas contra ele na petição inicial. É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio.

Como finalizar uma contestação?

Nesta seção do modelo de contestação, cabe ao advogado do réu apresentar um resumo ponto a ponto dos fatos elencados na petição inicial movida pelo autor. É a partir desses fatos que ele embasará a sua defesa, desde as argumentações preliminares até o mérito da contestação.

O que deve constar na contestação?

A contestação, assim como a petição inicial, deverá conter os seguintes requisitos: endereçamento correto, nome e prenome das partes com suas devidas qualificações (a qualificação não será necessária, se estiver correta na inicial), fatos e fundamentos jurídicos, requerimentos de provas, documentos indispensáveis e ...

Como fazer uma contestação exemplo?

Exemplo: “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da (vara específica) da Comarca de (cidade/estado)”. De acordo com o art 340 do Novo CPC, existe a possibilidade de protocolar a contestação no foro do domicílio do réu, caso haja alegação de incompetência relativa ou absoluta.

Como montar uma peça de defesa?

Eu, (seu nome completo, sem abreviaturas), (profissão), (estado civil), inscrito no RG sob o nº ........., CPF nº ........, CNH nº ........., residente à rua ........, cidade de ........., telefone nº .................., venho perante Vossa Senhoria, conforme a Lei nº 9.503 de , interpor recurso (ou defesa) ...

O que significa petição protocolada contestação?

Um exemplo é a juntada de petição de contestação. Esse tipo de petição é usada nos momentos em que há a necessidade de apresentar argumentos para defesa. Portanto, ela apresenta fatos e argumentos, e não solicita o acréscimo de qualquer documento ao processo.

Como fazer as preliminares na contestação?

Preliminares da contestação A contestação deve ser estruturada em duas partes: uma parte em que o réu fará a defesa processual (ou indireta) e uma segunda parte, em que o mesmo fará uma defesa de mérito (ou direta). A defesa processual deve ser feita primeiramente, num tópico separado sob o título: "Preliminares".

Qual é o prazo para impugnar a contestação?

até 15 dias úteis A impugnação a contestação é apresentada após a contestação do réu e pode ocorrer no prazo de até 15 dias úteis.

Qual a contestação do novo Código de Processo Civil?

O Novo Código de Processo Civil disciplina a forma da contestação do artigo 3. De acordo com o jurista Daniel Amorim Assumpção Neves em seu livro Manual de Direito Processual Civil [1], a contestação pode ser conceitualizada da seguinte forma:

Como fazer uma contestação civil passo a passo?

Nesse sentido, nas causas cíveis, a contestação é oferecida após a petição inicial - ou seja, sua função é rebater juridicamente os argumentos utilizados pela parte autora. Se você está na posição de réu e deseja saber como fazer uma contestação civil passo a passo no novo CPC, neste artigo do umCOMO explicamos como fazê-lo.

Como fazer uma contestação?

Antes de compreender boas dicas de como fazer uma contestação, o profissional precisa ter em mente o que deve conter uma contestação. Como ressaltado, a parte deve realizar suas alegações de defesa na peça processual e rebater as argumentações da parte autora. E a renúncia ao direito de contestar implica revelia, conforme o art. 344, Novo CPC.

Quais são as preliminares da contestação?

Preliminares da contestação. As preliminares da contestação tratam, em sua maioria, de alegações de ordem formal, que podem tanto extinguir o processo quanto dilatá-lo no tempo. E devem, também, ser alegadas antes da discussão do mérito. Estão, assim, dispostas no art. 337, Novo CPC, e podem ser:

Postagens relacionadas: