Como contar histórias para o maternal1?
Como contar histórias para o maternal1?
Dez dicas de como contar histórias para crianças
- 1- Avalie o conteúdo conforme a idade das crianças que ouvirão a história; 2- Escolha uma história envolvente e que seja do interesse; ...
- 4- Encontre o momento propício e um espaço confortável; ...
- 7- Organize os recursos e os deixe escondidos.
Como o professor deve escolher a história que vai contar por quê?
Motivação: cabe ao professor deixar como suspense a história a ser contada, de forma que venha despertar a curiosidade em seus alunos bem como a motivação do momento. Ressalta-se que muitas vezes, apesar do professor ter feito todo um preparo para esse momento, acontece das crianças ficarem dispersas.
Qual a importância de contar uma história?
Suas palavras iam do concreto ao simbólico e todos as entendiam. O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas.
Qual a importância da palavra lúdica?
A importância se dá devido sua relação existente entre o lúdico e a construção do conhecimento e a influência na organização do trabalho pedagógico. A palavra lúdica derivada do latim ludus, que significa brincar, divertir-se infantilmente, que tem caráter de jogar.
Por que contar histórias?
Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo se reunia ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, dialogar, narrar acontecimentos.
Como é bom contar histórias através da música?
A Patcamargo fez outra coluna ótima para mostrar como pode ser bom contar histórias através da música e aproveitou para ensinar as diferentes canções que tornam a história da Chapeuzinho Vermelho memorável. Ou vai dizer que você não se lembra do “Pela estrada afora, eu vou bem sozinha, levar estes doces para a vovozinha…” 3.