Como se manifesta a gastroenterite?
Índice
- Como se manifesta a gastroenterite?
- Qual parasita causa gastroenterite?
- O que ataca a gastroenterite?
- Qual exame detecta a gastroenterite?
- Quais os tipos de gastroenterite?
- O que não se pode comer com gastroenterite?
- Qual é a diferença entre gastrite e gastroenterite?
- Quais as complicações da gastroenterite?
- Como Prevenir a gastroenterite?
- Qual o tratamento da gastroenterite?
- Como curar a gastroenterite viral?
- Como consultar um pediatra para prevenir a gastroenterite?
Como se manifesta a gastroenterite?
Gastroenterite refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos.
Qual parasita causa gastroenterite?
A gastroenterite pode ser provocada por uma série de protozoários, sobretudo pela Giardia lamblia, mas também por Entamoeba histolytica e pelas espécies de Cryptosporidium.
O que ataca a gastroenterite?
Normalmente, essa inflamação se apresenta com quadro de diarreia e vômitos que podem se agravar e causar desidratação. A gastroenterite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que afetam o estômago e o intestino.
Qual exame detecta a gastroenterite?
É possível usar o hemograma para auxiliar no diagnóstico correto e melhor tratamento para a gastroenterite. Em geral há alterações nas plaquetas, neutrofilos e/ou eosinofilos. O profissional que vai saber interpretar os exames e te auxiliar é o médico.
Quais os tipos de gastroenterite?
Quatro categorias de vírus são as principais causadoras de gastroenterite: norovírus, rotavírus e, com menos frequência, astrovírus e adenovírus entérico (intestinal). Pessoas de todas as idades podem ser infectadas por norovírus.
O que não se pode comer com gastroenterite?
Alimentos que devem ser evitados
- Café e outros alimentos com cafeína, como refrigerantes de cola, chocolate e chás verde, preto e mate;
- Frituras, pois o excesso de gordura pode causar diarreia;
- Alimentos que produzem gases, como feijão, lentilha, ovo e repolho;
Qual é a diferença entre gastrite e gastroenterite?
Ingestão de alimentos contaminados por germes, como bactérias*, vírus, ou por suas toxinas são causa frequente de inflamação aguda do estômago, como parte de uma infecção, genericamente conhecida como gastroenterite aguda; Gastrite auto-imune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
Quais as complicações da gastroenterite?
A principal complicação é a desidratação. Ela pode ocorrer quando a pessoa não bebe a quantidade suficiente de líquidos para repor o que foi perdido através do vômito e diarreia. Quando desidratado, falta ao corpo a quantidade suficiente de líquidos e eletrólitos (sódio, potássio, cloreto) para funcionar adequadamente.
Como Prevenir a gastroenterite?
Um dos cuidados mais importantes durante uma gastroenterite consiste em beber bastante líquidos, pois como podem existir vômitos e diarreia intensa, é normal que exista uma elevada perda de água corporal, podendo causar desidratação. Além disso, deve-se ainda fazer uma dieta leve para permitir que o sistema gastrointestinal descanse e se recupere.
Qual o tratamento da gastroenterite?
O tratamento da gastroenterite envolve muito repouso e reposição de líquidos com sais de reidratação oral ou soro caseiro, água e água de coco. Em alguns casos mais graves essa reposição hídrica pode ser feita diretamente na veia, no hospital, para mais rápida estabilização do paciente.
Como curar a gastroenterite viral?
Em crianças maiores e adultos, uma gastroenterite viral (por ex. após uma epidemia de Rotavírus) pode de forma geral ser curada por auto-medicação, se não houver riscos particulares, por exemplo como com antidiarréicos, remédios à base de bactéria láctea, etc. (ver todos os tratamentos contra a gastroenterite ).
Como consultar um pediatra para prevenir a gastroenterite?
Para os casos em bebês é sempre aconselhado consultar um pediatra para limitar qualquer risco de desidratação grave (ver complicações da gastroenterite ).