Qual DPS usar no padrão de entrada?
Qual DPS usar no padrão de entrada?
Estes dispositivos de proteção contra surto devem ser coordenados com os DPS de montante e de jusante, ou seja, antes e depois.
Quando um DPS queima?
Um fusível ou disjuntor não protege nada contra raios! ... É muito comum que o equipamento queime por causa do surto e o fusível ainda esteja inteiro e o disjuntor não tenha desarmado. Quando o fusível queima ou o disjuntor abre, normalmente é porque o equipamento queimou e entrou em curto-circuito.
Qual a função do dispositivo DPS em uma instalação elétrica?
O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.
Como funciona protetor de surto?
O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.
Qual disjuntor DPS usar?
Considerar sempre a tensão entre Fase e Neutro. Um DPS de 127V~ ligado em 220V~ irá queimar. Já um DPS de 220V~ poderá também ser utilizado em redes de 127V~, porém para maior eficiência, recomenda-se manter iguais as tensões da rede e do DPS.
Qual DPS usar no padrão Bifasico?
[Nota: O DPS classe 275 V pode ser utilizado nas tensões 127/2/380 V]; Nível de proteção (tensão residual) para impulso atmosférico com forma de onda 8/20 µseg e crista igual à corrente nominal: no máximo 1,5k V.
O que é DPS para energia?
O DPS (dispositivo de proteção de surtos) é um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. Ele é ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem a função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.
Quando usar o DPS?
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
Como funciona o dispositivo DPS?
O DPS atua na mudança de sua impedância interna, pois com o aumento da tensão nos terminais do DPS a sua impedância tende a diminuir, dessa forma ocorre um desvio de corrente do surto para o aterramento interno e com isso o dispositivo evite que essa tensão excessiva vá aos equipamentos e ele venha a queimar por estar ...