Como acabar com a broca-do-café?

Índice

Como acabar com a broca-do-café?

Como acabar com a broca-do-café?

Atualmente, estudos relatam que a maneira mais eficaz de manter a praga da broca do café sob baixa incidência é a utilização de manejo integrado de pragas (MIP), ou seja, estratégia de controle múltiplo que se fundamenta no monitoramento das populações para tomada de decisão adequada.

Como deve ser feito o controle da broca do cafeeiro?

O monitoramento da broca pode ser feito por meio da contagem de frutos ou utilizando armadilhas. O monitoramento contando frutos é feito pela avaliação de 20 plantas/hectare, em “zigue-zague”.

O que causa a broca-do-café?

Os frutos remanescentes nas plantas ou no solo são os principais meios de sobrevivência e de multiplicação da broca-do-café de uma safra para outra. Por isso, durante a colheita é importante ser feito a retirada de todos os frutos da planta e recolher os frutos que caem no chão.

Qual a ordem da broca-do-café?

Besouros Broca-do-café/Ordem

O que é bom para combater broca?

Duas dicas caseiras eficazes sobre como acabar com cupins e brocas em madeira envolvem soluções à base de vinagre e óleo de cravo. O vinagre deve ser aplicado puro em forma de jatos na madeira (especialmente nos buracos abertos pelo inseto). O produto mata os insetos e o cheiro forte os mantém afastados.

Como controlar broca?

Para a broca-pequena-do-fruto, temos duas opções de monitoramento, a inspeção de plantas e o monitoramento de machos com armadilhas contendo feromônio sexual. Para a inspeção de plantas, recomenda-se a amostragem em 60 plantas em 12 pontos do talhão com frequência de duas vezes na semana.

Qual a melhor forma de se prevenir o ataque da broca do cafeeiro?

Evitar que os frutos afetados e remanescentes permaneçam na planta, no solo, nos secadores, nos terreiros de café, nas tulhas e nas máquinas é fundamental para prevenir a contaminação e a sobrevivência da broca-do-café.

Quais os danos e métodos de controle da broca do cafeeiro?

Método cultural Deve-se realizar a colheita bem feita, visto que dentre os frutos deixados no chão e/ou na planta, pesquisas demonstraram que em torno de 75% estão contaminados com a broca; assim, uma das formas de controlá-la é destruir os restos de frutos deixados no chão.

Quais as principais características da Broca-do-café à habitação e alimentação?

Características morfológicas A falsa broca não se constitui praga, já que se alimenta somente da polpa do fruto seco, não atingindo os cotilédones. A mesma apresenta diversos hospedeiros, nos quais alimenta-se dos galhos e frutos secos (Reis & Souza, 1986; Souza & Reis,1997).

Qual o nome científico da Broca-do-café?

Hypothenemus hampei Broca-do-café/Nomes científicos

Quais são os prejuízos da broca do café?

Entretanto, os prejuízos são grandes quando ocorre o ataque pela broca-do-café, pois a perda de qualidade dos grãos causa diversos danos, até mesmo para a exportação em que a tolerância é de 10% de grãos brocados. Ou seja, quanto mais café brocado, menos rentável a produtividade será. A broca causa danos diretos e indiretos na cultura do café.

Qual a história da broca-do-café?

A broca-do-café Histórico da broca na cafeicultura Com o aparecimento da ferrugem alaranjada do cafeeiro, houve uma adoção de novos sistemas de plantio e manejo dos cafezais, como plantio com espaçamento mais abertos e arejados e isso também ocasionou condições desfavoráveis a sobrevivência da broca.

Por que a broca entrou no Brasil?

Provavelmente a broca entrou no Brasil por volta do ano de 1913 em sementes de café importadas da África e da ilha de Java e partir de 1924 já foram observados os primeiros frutos brocados. A broca-do-café Histórico da broca na cafeicultura

Postagens relacionadas: