Como contribuir ao INSS como facultativo?

Índice

Como contribuir ao INSS como facultativo?

Como contribuir ao INSS como facultativo?

A inscrição como segurado facultativo pode ser feita por meio do telefone 135, que é a Central do INSS. O horário de funcionamento é entre às 7h e às 22h, de segunda a sábado. O cidadão deve selecionar a opção de falar diretamente com um atendente para realizar a inscrição na Previdência Social.

Como contribuir como facultativo de baixa renda?

Assim, acesse o site do INSS e informar na GPS (Guia da Previdência Social) um dos códigos abaixo:

  1. 1929 para os segurados que vão efetuar o recolhimento mensal;
  2. 1937 para os facultativos de baixa renda que vão realizar o recolhimento trimestral.

Como você pode contribuir para o INSS?

Muita gente quando sai do emprego de carteira assinada não sabe como pode contribuir para o INSS de outra forma. Por isso acabam não contribuindo e não sendo segurado da previdência social. Abaixo iremos explicar como você pode ser contribuinte individual ou facultativo da previdência social.

Como contribuir para o INSS em 2021?

Como contribuir para o INSS em 2021 é a dúvida de muitos trabalhadores autônomos. Muitos, Por já terem trabalhado de carteira-assinada para alguém, nunca precisaram preocupar-se com essa questão.

Será que o trabalhador autônomo deve contribuir para o INSS?

No que toca ao funcionário com carteira assinada, este pagamento é realizado pela parte contratante, logo, o trabalhador autônomo deve contribuir para o INSS por conta própria, preenchendo a Guia da Previdência Social (GPS).

Qual a alíquota de contribuição ao INSS?

Contribuinte Individual Rural com recolhimento mensal (Cód. 1287): Código destinado a trabalhadores rurais autônomos. A contribuição ao INSS tem alíquota de 20% sobre o salário-de-contribuição e a partir do mesmo é possível se aposentar-se por idade ou tempo de contribuição.

Postagens relacionadas: