Como diminuir a velocidade de um motor CC?
Como diminuir a velocidade de um motor CC?
Motores de corrente continua possuem uma velocidade de rotação que pode ser controlada de acordo com a corrente com que o motor trabalha. Para controlar essa corrente, vamos usar um transistor BC337.
Como controlar a velocidade de um motor cá?
Já no motor elétrico de corrente alternada, a velocidade é determinada pela frequência da tensão e corrente e a velocidade pode ser ajustada somente através de um variador de frequência que é capaz de alterar a frequência da potência de entrada fornecida.
Como funciona a rotação nos motores elétricos?
A rotação inerente aos motores elétricos é a base de funcionamento das máquinas e, muitas vezes, o giro é óbvio — como nos ventiladores. Mas em alguns casos, o movimento rotatório é disfarçado — como nas máquinas de lavar e nos vidros elétricos dos carros.
Como medir a rotação de um motor?
Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha. Mais à frente falaremos sobre velocidade síncrona e campo girante.
Como inverter a rotação do motor elétrico?
O motor tem que estar totalmente parado no instante em que o usuário inverter a rotação, caso contrário, o torque com o motor girando pode causar a quebra do eixo ou a queima das bobinas. Se você precisa inverter a rotação do motor elétrico da sua indústria, é importante estar atento às questões pontuadas aqui.
Como funcionam os motores elétricos?
Os motores elétricos podem rotacionar em dois sentidos: horário ou anti-horário, de acordo com as necessidades residenciais ou industriais. O usuário pode definir o sentido de rotação de um motor elétrico e até mesmo se ele vai girar para os dois lados, dependendo da aplicação.